Como se preparar para a Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais valiosas para os varejistas, e muito esperada para alguns consumidores. Essa data é conhecida como um dia repleto de ofertas e promoções que chamam a atenção do público para ir às compras. Mas, qual é a melhor forma das lojas se prepararem para a Black Friday?  

A preparação para essa data deve ser feita com uma certa antecedência, e ter alguns cuidados importantes para garantir um bom desempenho e resultados satisfatórios para a loja. Portanto, continue a leitura pois preparamos algumas dicas essenciais para o seu varejo se preparar para Black Friday. 

 

Dicas para se preparar para Black Friday

Para se dar bem na Black Friday é necessário que o lojista esteja preparado, por isso a importância de ter um bom planejamento. Um planejamento permite que o varejo consiga utilizar todo o seu potencial, e oferecer uma black friday vantajosa tanto para empresa como para o consumidor.

É importante lembrar que a estratégia do varejo varia de acordo com o seu nicho, experiência e recursos disponíveis. Portanto, se comparar com outros lojistas, não é o ideal. Análise as dicas incríveis a seguir, e proporcione o melhor negócio para sua empresa:

 

1. Planeje com antecedência

O primeiro passo para se preparar para black friday é fazer um planejamento com antecedência. Pensar nos aspectos que serão crucial para um bom resultado desse dia de vendas. Portanto se preocupe com:

  • Precificação das promoções; 
  • Organização do estoque;
  • Preparo do site para suportar o aumento do volume de acessos; 
  • Divulgação dos produtos ou serviços em promoção;
  • Jornada do consumidor durante todas as fases de compra.

2. Faça uma pesquisa de mercado 

Antes mesmo de fazer a sua própria precificação e estratégia, analise como os seus concorrentes se comportam nessa data. Veja as estratégias de preços que foram adotadas nos outros anos, além de como foi feito a comunicação e divulgação de suas promoções. 

Além de investigar os concorrentes, também analise o comportamento do seu consumidor. O tempo que o seu cliente leva para tomar uma decisão de compra, e o seu comportamento pré, durante e pós compra.  

A partir dessa análise de mercado, fazer o seu planejamento estratégico se torna mais assertivo. Criando cenários e precificando os seus produtos ou serviços para se manter competitivo com os seus concorrentes. 

3. Foque em ações de marketing

Criar ações de marketing nesse período é a forma mais inteligente de impulsionar as compras em sua loja. É um período com muitas promoções e consequentemente competitivo, portanto conseguir a atenção do público se torna desafiador.

É neste momento que se torna necessário se destacar entre os concorrentes e caprichar nas ações de marketing. A melhor forma de fazer isso, é se tornando presente em multi canais de comunicação, ou seja, em mais de uma rede social.

Além de reservar uma verba para anúncios pagos, atingindo o seu público alvo e atraindo clientes até a sua loja ou site. 

4. Aumente o estoque de produtos

As promoções aplicadas nesse dia tendem a gerar um aumento de vendas no produto, e para isso consequentemente você precisa ter os produtos em estoque caso você atue com vendas pronta entrega.

Converse com os seus fornecedores para garantir uma remessa maior de produtos, e consequentemente negociar um novo valor para essa data especial. 

Ter uma boa gestão de estoque neste momento é fundamental para organização dos produtos. Quando aumentamos o número de produtos, é muito fácil perder a organização, por isso um controle de estoque vai te ajudar a passar por datas como essa tranquilamente. 

5. Aplique treinamentos aos seus colaboradores

Por conta das promoções o público tende a aumentar, portanto é importante ter pessoas preparadas para atender o consumidor, sejam eles presencialmente nas lojas físicas, ou através de central de atendimento para as vendas online. 

Um mal atendimento pode ocasionar em uma péssima experiência ao consumidor, manchando a imagem da sua marca e trazendo uma experiências negativas ao cliente. Isso tudo por falta de preparo, pois fornecer um bom treinamento aos seus colaboradores é responsabilidade da empresa. 

6. Crie gatilhos de urgência para o consumidor 

Você já ouviu falar sobre gatilhos mentais nas estratégias de vendas? Existem vários gatilhos que podem ser usados na sua estratégia, na Black Friday o gatilho mais utilizado é aquele da urgência.

Isso implica em indicar aos consumidores que eles precisam comprar agora o produto, pois ele pode acabar a qualquer momento. Trazendo um senso de urgência e impulsionando o consumidor a tomar uma atitude. 

7. Pense na experiência do consumidor 

Normalmente os clientes chegam nessa data interessados por conta dos valores atrativos, mas desde esse momento é importante ele ter uma experiência especial com a sua empresa. 

Para isso, é importante manter a honestidade com os consumidores, e não fingir uma “falsa promoção”, pois consequentemente irá manchar a reputação da sua empresa. 

Vale lembrar que a experiência do cliente não está implícita apenas na precificação dos produtos, ela também está envolvida em elementos como o atendimento ao público, embalagens, atendimento e suporte em site de compras, velocidade e usabilidade do site.  

 

Venda mais com soluções ERP

Ter ao seu lado um software de gestão para auxiliar nos setores da empresa é de grande valiosidade, pois assim, permite que a comunicação da sua empresa flua em tempo real, otimizando trabalhos manuais que podem ser automatizados. 

Como o ERP Sistema Impacto, um sistema de gestão integrado com todas as áreas da sua empresa, ele simplifica a gestão financeira da sua empresa, aumentando a produtividade e a eficiência durante todo o ano, não apenas na Black Friday. 

Tenha vantagens sobre os seus concorrentes, analisando constantemente os seus resultados, automatizando funções como emissão de nota fiscal e controlando o seu estoque com assertividade. Além de integrar o seu varejo com e-commerce por hub de integração. 

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