cross selling e up selling

A competitividade, geralmente, é o principal objetivo de uma empresa atuante no mercado atual. No entanto, o comportamento do consumidor está mudando de acordo com a evolução da modernidade, e com base nesse contexto, as empresas também precisam acompanhar essas tendências e incorporá-las em seus negócios.

Buscando novas estratégias de vendas, existem dois modelos eficientes nos dias atuais, e que são bastante utilizados pelos negócios: o Cross Selling e o Up Selling.

No post de hoje nós iremos ressaltar as diferenças entre essas duas estratégias e mostraremos como elas podem aumentar ainda mais o seu volume de vendas! Confira o nosso artigo.

 

Afinal, o que é Cross Selling?

Também chamado de venda cruzada — em tradução livre — o Cross Selling geralmente acontece quando uma empresa decide realizar a venda de um produto ou serviço de forma complementar ao tipo de oferta que o cliente adquiriu.

No entanto, muito mais do que fazer com que seus clientes consumam mais serviços da sua empresa, o cross selling é, na verdade, uma estratégia de vendas cujo objetivo principal é proporcionar experiências mais eficientes aos consumidores.

Se formos exemplificar o cross selling, podemos lembrar de compras que são feitas em lojas de artigos esportivos. Quando compramos um tênis, por exemplo, o vendedor costuma oferecer pares de meias. No entanto, se você escolher uma camisa esportiva para fazer academia, o vendedor também pode te mostrar calças, bermudas e outros acessórios para complementar a sua experiência de compra.

Portanto, no Cross Selling, sempre haverá uma oferta relacionada ao produto ou serviço adquirido, uma vez que, no exemplo acima, todos os produtos são complementos para a atividade física.

 

E o Up Selling?

Diferentemente da estratégia de vendas Cross Selling, e Up Selling traz um upgrade ao produto ou serviço, ou seja, um ganho a mais. Essa estratégia tende a ocorrer quando o vendedor oferece ao cliente um update da oferta que o cliente está comprando, ou seja, melhorar as condições daquele produto ou serviço.

Para entendermos melhor essa estratégia de vendas, basta citarmos um exemplo de um consumidor que comprou um plano de telefonia móvel por um valor mensal.

Depois de algum tempo, o vendedor daquela operadora entra em contato com o cliente e oferece um plano ainda melhor, com mais internet, ligações ilimitadas e entre outros benefícios com condições especiais. No Up Selling, é como se o cliente recebesse um pacote “VIP” em relação ao seu plano atual.

 

Como aumentar as vendas utilizando essas duas estratégias?

Agora que você já sabe o conceito das duas estratégias, existem algumas formas de aumentar suas vendas utilizando tanto o Cross Selling, quanto o Up Selling. Vamos conferir abaixo algumas estratégias eficientes:

 

1. Use o Cross Selling para engajar o cliente em sua empresa

Sabe quando um consumidor entra em uma loja buscando uma mochila para a escola ou faculdade? Nesse caso, você pode dispor do cross selling para oferecer cadernos, canetas esferográficas, corretivos, lapiseiras, blocos de notas, entre outros. A estratégia com o Cross Selling é engajar o cliente no primeiro contato com a sua empresa, de forma que ele perceba outras oportunidades de compras, e assim, feche mais negócios com você.

 

2. Use o Up Selling para manter o cliente engajado com a sua empresa

Depois de usar o Cross Selling para oferecer serviços e produtos adicionais ao cliente, é preciso investir continuamente neste cliente. É nesse ponto onde o Up Selling entra! Através de ferramentas de e-mail marketing e inbound marketing, por exemplo, você pode estimular seus clientes nas redes sociais com cupons de desconto ou ofertas exclusivas para o produto ou serviço que ele possui atualmente, mostrando-o que a sua marca oferece benefícios ainda melhores, e com valores mais acessíveis.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece algumas das melhores estratégias de vendas nos contextos atuais, que tal ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de estratégias para alavancar ainda mais seus resultados.

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