O tempo é um grande inimigo de muitos empreendedores, quando falamos de venda, pode se tornar até um obstáculo, afinal, ninguém gosta de um atendimento demorado e sem personalidade. 

Por isso muitos negócios contam com um CRM, que é uma ferramenta que funciona como uma agenda digital, mas tem vantagens e funções além disso, que te ajudam a personalizar o seu atendimento, evitando perder vendas.

Neste artigo iremos abordar o assunto CRM, e dar dicas e estratégias para impulsionar o seu negócio com essa ferramenta. Portanto continue a leitura!

 

O Que é e Como Funciona o CRM?

CRM ou Customer Relationship Management é uma ferramenta usada no ambiente comercial, destinada a cadastrar e registrar todas as informações de um contato ou atendimento. Informações como, e-mail, telefone, nome, origem do lead e outros dados que sejam relevantes para o seu contato. 

É uma forma de construir um bom relacionamento entre o cliente e a empresa, além de muito usado para ações comerciais em datas sazonais, época de ano em que o fluxo de compra é maior e ações personalizadas de acordo com o cliente – como por exemplo uma data de aniversário.

O CRM permite algumas funções além do cadastramento do prospect, é usado tanto para ações comerciais como na organização e gerenciamento dos contatos. Pode ser usado tanto para criar tarefas a serem executadas, como para trabalhar o cliente, entre outras opções.

 

5 Formas de usar o CRM na Gestão dos Clientes

Pudemos perceber que é uma ferramenta com muitas abas e funções bem interessantes para o comercial de uma empresa. E usado de forma estratégica na gestão dos clientes, se torna uma arma secreta para vender mais.

Abaixo iremos dar cinco dicas estratégicas de como você pode utilizar o CRM no dia-a-dia do comercial, então acompanhe:

 

1. Oferece um Atendimento Diferenciado

A ferramenta consegue ser usada para melhorar a qualidade dos seus atendimentos. Um atendimento personalizado é um diferencial, que pode ser um fator decisivo na decisão de compra do cliente. 

Por ser uma ferramenta onde é possível registrar todas as informações de algum atendimento passado, o seu vendedor não precisa fazer diversas perguntas novamente ao cliente, pelo contrário, ele mostra como já conhece esse cliente e traz a melhor solução de acordo com as expectativas dele. 

 

2. Análises Completas do Negócio

Acompanhar as métricas dos atendimentos se torna muito mais fácil com um CRM. Você consegue fazer análises completas de todos os registros, para melhorar o desempenho da sua equipe, tanto de atendimento quanto de marketing. 

 

3. Definir Estratégias de Negócio

O CRM consegue te ajudar a entender mais sobre o comportamento dos prospect que estão entrando em contato com a sua equipe, trazendo a vantagem de sair na frente e criar estratégias que vão atender esse público. 

Essas estratégias podem ser aplicadas para os esforços comerciais na abordagem do cliente, ou repassada também ao marketing para alinhar a comunicação que está sendo realizada.

 

4. Facilita no Gerenciamento dos Contatos

Não tem como deixar de citar como o gerenciamento dos prospect se tornam bem mais fácil com esse sistema. Com uma única ferramenta o seu time não precisa de agenda e post it para anotar informações dos clientes para retornar contato.

O gerenciamento se torna simples, em apenas um lugar, sem problemas de perda de informações. Além de estar visível para o gestor do setor também.

 

5. O CRM Consegue Integrar em Outros Sistemas

Otimizar as funções e tarefas traz uma agilidade para todos os setores, e o CRM tem essa facilidade. Ele consegue se integrar a outros sistemas, como um ERP, que é um software que integra todas as áreas de uma empresa.

O que facilita diversas funções que vem após a venda, como estoque, faturamento entre outros setores. Se você tem dúvidas sobre a diferença entre CRM e ERP, confira essa matéria e entenda as principais diferenças.

 

Como Implementar um CRM

Percebendo todas as vantagens que um CRM traz para o seu negócio, é possível discutir como fazer a sua implementação, e para que isso seja um processo simples, você pode seguir esses quatro passos.

  • Primeiro Passo: Faça a contratação de um bom CRM, se você quiser aproveitar e já suprir as necessidades de todos os setores da empresa, contrate um ERP que tenha um CRM, o Sistema Impacto é uma excelente opção.
  • Segundo Passo: Alinhe as suas expectativas com o seu time, se a sua intenção com esse sistema é otimizar e criar estratégias de vendas, deixe alinhado com a sua equipe o objetivo principal. É importante conversar e trabalhar em conjunto com eles, afinal, são eles que fazem o uso todos os dias dessa ferramenta.
  • Terceiro Passo: Um treinamento completo do sistema é de extrema importância para não haver dúvidas sobre os processos e melhores opções e formas de usar.
  • Quarto Passo: Tenha paciência no começo, por mais que estejamos prontos para novos desafios, o começo pode ser um pouco lento por ser diferente do que está acostumado. Por isso entenda os processos e faça com calma.

 

Um CRM é uma ferramenta importante para gestão de um setor comercial. Para saber mais sobre assuntos e ferramentas que vão melhorar o desempenho da sua equipe e empresa, não deixe de acompanhar a Newsletter da TRS Sistemas. 

 

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