Como Gerar Mais Vendas com um bom Relacionamento

Como é o seu relacionamento com o cliente? Muitos falam de vendas, como aumentar o faturamento ou prospectar novos clientes, mas o que não podemos esquecer, é de ter um ótimo relacionamento com a nossa base de clientes. 

Isso é uma projeção que está sendo visada no mercado a um bom tempo. Os consumidores não se interessam mais apenas pelo produto, e sim pela experiência do atendimento. Ou seja, um bom atendimento, e suporte no pós-venda, é o que motiva o consumidor a ser fiel a sua marca, e também indicá-lo para as pessoas do seu ciclo.

Você quer saber o que você pode fazer no seu negócio para se destacar das demais empresas? Neste artigo iremos falar sobre a importância de um bom relacionamento com o seu público, e como tornar o seu suporte um diferencial.

 

Como Criar um Bom Relacionamento com o Cliente

Um relacionamento com o cliente é a conexão que será construída entre a marca e o consumidor. É algo que vai sendo construído de acordo com algumas etapas de um atendimento. 

Essa construção pode acontecer desde a prospecção deste cliente, ou seja, a forma que ele é abordado para consumir os seus produtos. A seguir vamos dar cinco dicas para você criar um bom relacionamento com eles.

 

1. Entenda qual é o Comportamento do seu Cliente

É importante entender como o seu cliente se comporta, para você abordá-lo da forma que irá trazer uma boa experiência para ele. Quando falamos de um cliente que já teve experiências com a sua marca, se torna mais fácil entender, afinal, ele já vai ter um histórico. 

Então pesquise neste histórico e veja:

  • Quais as compras que ele já fez;
  • Se ele já entrou em contato com o suporte;
  • E como ele se comporta com o atendimento.

 

2. Aprenda a Ouvir

Você precisa ouvir e se atentar ao o que os seus clientes estão se queixando. Às vezes alguma função do produto, ou uma regra da sua empresa, pode estar causando um incômodo, onde retém algumas reclamações ou questionamento sobre. 

Análise essas queixas, e não tenha medo de melhorar nisso, fará com que o cliente se sinta ouvido, trazendo satisfação. Mas caso não seja possível essa mudança, não deixe de entrar em contato com o consumidor, para esclarecer o motivo dessa regra existir, ou do produto ser dessa forma. 

 

3. Priorize um Atendimento Humanizado 

Um atendimento robotizado pode sim agilizar e padronizar as suas vendas, mas por outro lado se torna comum, chato e indiferente. 

O atendimento humanizado consegue trazer diversos benefícios, como: um relacionamento com o cliente, gatilhos para ser usado nas vendas e conexão. 

É possível padronizar o atendimento, sem perder a essência de um atendimento humanizado. Para isso é importante você procurar estudar sobre atendimento e treinar a sua equipe de vendas, além de sempre monitorar a qualidade do atendimento da sua empresa.

 

4. Não Esqueça do Pós-Venda 

Mas o que é fazer um pós-venda? Muitas pessoas confundem o pós-venda, com ficar mandando e-mails e ofertas para o cliente, mas não é esse o intuito. 

O pós-venda tem muito haver com o suporte que você dá para o seu cliente, por isso, tenha uma equipe especializada para isso. Essa equipe fica destinada a atender os clientes que adquiriram o seu produto ou serviço, seja por telefone, e-mail ou Whatsapp, mas é interessante ter pelo menos dois canais de fácil comunicação com esses clientes.

Uma forma de iniciar essa conexão de pós-venda, é após o atendimento, enviar uma mensagem perguntando como foi a experiência, e se colocar à disposição para qualquer dúvida. Você também pode usar esse momento para enviar uma pesquisa de satisfação, que é uma ótima forma para metrificar e melhorar o seu atendimento. 

 

Como um Suporte ao Cliente pode Melhorar o seu Relacionamento 

Como falado acima, o suporte é uma forma de trabalhar o seu pós-venda. É uma equipe que fica à disposição para auxiliar os clientes em qualquer dúvida. 

Às vezes compramos um produto ou adquirimos um serviço, que causa alguma certa dúvida, e é muito chato quando não sabemos a quem recorrer para auxiliar nessa situação. Em alguns casos podemos até preferir comprar em uma outra empresa que tenha um suporte, só para se sentir mais seguro. 

Além disso, o suporte pode servir como uma forma de evitar declarações negativas sobre a sua marca, vamos te dar um exemplo: 

Quando compramos um produto e vem com defeito, queremos reclamar sobre isso, afinal, você achou que fez um bom investimento, mas na verdade não veio da mesma forma que foi anunciado a você. Então na maioria das vezes buscamos a empresa para fazer a troca por um produto sem defeito.

E quando não tem um setor responsável sobre isso, pode ser que você fique sendo encaminhado de um lado para o outro, e ninguém te ajuda, e isso causa uma insatisfação sobre a marca. Então, sempre quando alguém pedir indicações, você irá falar mal dessa marca, ou até reclamar nas redes sociais. E dessa forma você gera um marketing negativo em relação a satisfação do cliente.

Um setor responsável pelo suporte poderia reter essa reclamação, e auxiliar o cliente da melhor forma, evitando frustrações e o marketing negativo.

 

Use a Tecnologia para Melhorar o seu Relacionamento com o Cliente

Fazer a gestão de uma empresa não é um trabalho fácil, por isso use a tecnologia ao seu favor. Um sistema ERP poderia além de te auxiliar em todos os setores da empresa, também atenderia bem o seu suporte.

O Sistema Impacto é um ERP que tem vários módulos que atende desde o setor de produção, até a assistência técnica e o CRM, contribuindo também para o atendimento e suporte do seu negócio.

Concluímos que é importante investir em um sistema de gestão para o seu negócio. Para conhecer mais sobre o Sistema Impacto, você pode clicar aqui. e não deixe de acompanhar a Newsletter da TRS Sistemas e ficar por dentro desse universo de empreendedorismo e tecnologia.

 

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