Datas comemorativas são grandes oportunidades para quem trabalha com varejo, afinal, acontece um crescimento proporcional nas compras durante esse período. Portanto, se você deseja aumentar o seu faturamento em 2024, a melhor forma é se planejando para aproveitar bem essas datas.
Neste artigo, iremos abordar as principais datas comemorativas que mais trazem venda, além de dar algumas dicas construtivas para você construir a melhor estratégia. Portanto, continue a leitura!
Datas comemorativas que mais vendem
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar, celebrar e homenagear eventos históricos, conquistas importantes, uma pessoa, uma ideia ou uma comunidade. Essas datas não significam ser um feriado, mas algumas podem ter se tornado um.
As datas de celebração são comuns em todo o mundo, e no Brasil elas carregam um apelo comercial que se você se planejar, pode beneficiar o faturamento da sua empresa. A seguir iremos mencionar as principais datas comemorativas que mais vendem:
- Volta às aulas
- Carnaval
- Páscoa
- Dia da mulher
- Dia das mãe
- Dia dos namorados
- Dia dos pais
- Dia das crianças
- Halloween
- Black Friday
- Natal
- Ano novo
Essas datas são marcadas pelo Brasil todo, mas dependendo do nicho que o seu negócio atua, também é possível aproveitar outras, como: Dia do consumidor, dia internacional da moda, feriados, entre outras.
Para ficar atento sobre as principais datas comemorativas, você pode acompanhar um calendário sazonal.
Entenda como aproveitar as datas comemorativas para vender mais
O maior erro de muitas estratégias, é não planejar com antecedência. Portanto, ter um calendário com as principais datas comemorativas te dará uma antecipação necessária para você planejar uma ação, campanha ou promoção.
Seja uma promoção pontual por tempo limitado, oferecer algum benefício ou até fazer publicações em suas redes sociais com a temática para atrair mais consumidores ao seu negócio.
4 passos para você se garantir com as vendas
- O seu primeiro passo é passar um pente fino em todas as datas que existem, pois não são todas que tem uma grande proporção, por isso não são divulgadas. Mas não é por isso que não será benéfica para o seu público alvo.
- Após isso é importante filtrar as principais datas de acordo com o seu público alvo, pois afinal, não são todas as datas que serão benéficas para o seu nicho.
- Sempre lembre de usar as suas redes sociais para fazer suas campanhas, começando com antecedência para o seu consumidor conseguir se planejar.
- Tente pensar um pouco fora da caixa em suas campanhas. Não é sempre que uma foto irá funcionar, por isso aposte em vídeos, tráfego pago e campanhas em massa com SMS e E-mail.
Garanta suas vendas com um ERP
Para conseguir lidar com todas essas demandas, e planejar as suas compras e estoque com antecedência, além de se programar com todos os outros setores da empresa. Se atente a ter um sistema que irá otimizar as suas tarefas e dar soluções inteligentes ao seu negócio.
Uma ferramenta completa que te atenderia em todas as áreas, seria um ERP, como o Sistema Impacto. Que consegue integrar todos os setores em uma única plataforma, sem a necessidade de recorrer a outras ferramentas para complementá-lo, já que ele atende todas as necessidades.
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