homem feliz segurando notebook

Começando com vendas online

As vendas online tem impressionado pelo seu crescimento. E nesse ultimo ano em que pegou todo mundo de surpresa, por conta da pandemia, o e-commerce foi uma saída para muitas empresas que trabalhavam apenas em modo offline (vendas em lojas físicas).

A formula é simples: Pessoas não saiam de casa + Lojas que vendem online = Aumento nas vendas online.

O comportamento do consumidor praticamente foi obrigado a mudar, pessoas que nunca tinham comprado pela internet, por talvez falta de confiança, estão fazendo compras de mercado, farmácia, pet shop e etc. somando com as pessoas que já compravam pela internet.

Os dados não mentem

Segundo o site o Globo, os setores que teve alta no faturamento em relação a 2019 foram:

  • Informática: 101%
  • Construção e ferramentas: 100%
  • Departamento: 90%
  • Esportivo: 63%
  • Perfumaria: 51%
  • Farmácia: 42%
  • Casa e decoração: 33%
  • Roupas/calçados: 32%
  • Autos-serviço (incluindo hipermercado, supermercado): 18%

As vendas online ajudaram muitas empresas a não fechar as portas e até muitas pessoas a começar um negócio online.

Aliás, ter uma loja online, não é simplesmente colocar uma foto com o preço e esperar que a venda aconteça. Requer algumas estratégias. Se você começou agora ou está pensando em começar a vender online, temos algumas dicas.

Banner com computador e logo do sistema impacto. Venda, Estoque, Faturamento

Dicas para começar:

Estude antes de tudo:

Saiba como funciona as vendas online, sua rotina, quais os melhores lugares para vender seu produto. Faça um planejamento, pesquisa de preço, frete, formas de entrega, quais são as taxas, enfim, se informe para conseguir vender muito.

Ganhe experiências pelos marketplaces:

A rotina de trabalho de vendas online é diferente, por isso, para treinar sua equipe e ganhar experiência, comece vendendo pelo Mercado Livre, Americanas, Amazon etc. depois, quando as vendas forem maior e sua equipe tiver preparada, monte um site de e-commerce da sua marca e ofereça condições exclusivas para comprar por lá.

Tenha um estoque dedicado:

Se você tiver uma loja física, é importantíssimo que você divida seu estoque para vendas online e vendas offline. Imagina ter que cancelar vendas porque vendeu o mesmo produto nos dois canais de vendas? Além disso, você consegue ter um controle melhor do seu estoque e suas vendas.

Tire fotos boas:

No começo pode ser difícil contratar um fotografo, mas isso não é desculpa para ter fotos ruins. Escolha um ambiente bem claro (se não tiver, use lâmpadas brancas), faça um fundo branco com cartolina mesmo e tire de um ângulo que favoreça seu produto. Fotos boas tem mais visualizações e passam mais confiança.

Descrição bem feita:

Deixe na descrição todas as informações necessárias que seu cliente precisa saber antes de adquirir o produto. Com isso, você pode evitar frustrações e trocas desnecessárias. Deixe tudo bem claro, para que não haja nenhuma dúvida.

Não espere muito para enviar:

Tenha uma logística de entrega rápida. Quanto mais rápido você enviar o produto melhor. Muitas empresas se destacam pelo frete e entrega rápida. É uma boa forma para sua empresa se diferenciar também.

Embalagem:

Use caixa e proteção para que seu produto não quebre ou danifique no meio do caminho. Isso só irá causar transtorno para você e seu cliente, que vai ficar muito insatisfeito.

Pós-venda:

A opinião do seu cliente é muito importante, mesmo que seja ruim. Fique atento a tudo que falam e melhore seus pontos negativos.

Use as redes sociais ao seu favor:

Já não é de hoje que as pessoas compram até pelo Facebook e Instagram. Ofereça seus produtos e mantenha seus clientes informados de novidades.

Por fim:

Apesar de não ter contato direto com quem está comprando, ofereça a melhor experiência possível para o usuário. Você consegue isso com bons anúncios, responder dúvidas rápido, bom atendimento, entrega rápida, produto bem embalado e etc.

Isso tudo é só o começo, há muitas coisas que você pode fazer para vender mais e manter seus clientes fiéis a sua marca. Os próximos passos você pode ir dando conforme as suas estratégias. Fique sempre atento as novidades que chegam, assim você pode se destacar dos demais.

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