Como identificar os tipos de consumidores

Como estamos na semana do consumidor, nada mais justo do que refletirmos um pouco sobre os tipos de consumidores que existem, e como criar uma estratégia para eles. 

No post blog de hoje falaremos sobre 5 perfis de consumidores mais comuns no Brasil. Portanto continue a leitura! 

 

Consumidor pessoal ou organizacional

Quando falamos em consumidor, muitas vezes a primeira imagem que surge em nossas mentes é uma pessoa que faz compras para uso pessoal. Mas esse tema não abrange apenas esse tipo de consumidor. O consumidor se apresenta de duas formas: consumidor pessoal e organizacional. 

O consumidor pessoal é aquele que compra bens para próprio uso, ou para o uso de seus amigos, familiares ou pessoas próximas. Conhecido como mercado B2C.

Já o consumidor organizacional, seria uma empresa, que compra de outras empresas. Seja para revender, uso de seus funcionários, entre outras funcionalidades. É conhecido como mercado B2B. 

 

Perfil de consumidores no Brasil

Com essa linha de pensamento Philip Kotler, e outros especialistas de marketing, classificam os consumidores pessoais em cinco perfis:

 

Indicador

O indicador é o consumidor que irá propor a ideia de comprar um produto ou serviço. 

O interessante é que ele não precisa ser o comprador, ele pode ser por exemplo uma criança que viu o produto em alguma propaganda e pede para os pais comprarem. 

O indicador também pode ser um integrante de um casal, que ao se interessar por algo, discute em casal para enfim comprar. No geral esse perfil será uma pessoa que indicará a compra do produto ou serviço.

 

Influenciador

Se engana se você acha que apenas um influencer da internet com milhares de seguidores tem o poder de influenciar a compra de algum produto ou serviço. Todo consumidor tem o potencial de se tornar um influenciador na decisão de compra. 

Principalmente quando compartilhamos nossa satisfação por algum produto com amigos ou familiares. A indicação vindo de alguém próximo se torna muitas vezes mais eficaz, por já existir um vínculo de confiança. 

 

Decisor 

O decisor, como o próprio nome diz, é aquele que irá decidir a compra. No exemplo da criança que demonstrou vontade da aquisição de um brinquedo, o decisor pode ser a mãe dela. Ou seja, a pessoa responsável pela criança que decide se irá ou não comprar esse produto.

 

Comprador 

O comprador seria a pessoa que efetivamente realiza a compra. Ela pode ter passado pelos outros perfis que citamos acima, e no final finalizado se tornando o comprador. 

Ou ela simplesmente resolve fazer a compra sem nenhum outro tipo de consumidor influenciando a decisão.

 

Usuário 

Por fim, temos o consumidor usuário, que seria aquele que se beneficia da compra. Podendo ser alguma pessoa que foi presenteada, ou o próprio comprador. 

O exemplo de ser presenteada, seria caso ela estivesse fazendo aniversário, e ganha algum presente dos seus convidados. 

 

Qual é a melhor estratégia para atingir consumidores? 

O consumidor ideal para o seu negócio pode ter mais de um perfil que citamos. Por isso, no momento de criar a estratégia, não é interessante focar em um tipo de consumidor, e sim identificar em que grupo de consumidor o seu cliente está.

Para conseguir planejar uma estratégia efetiva, existe quatro passos muito importantes que você deve seguir:

  1. Identificar o seu público;
  2. Criar conteúdos que chamam a atenção do seu público;
  3. Estar presente nas plataformas digitais;
  4. Saber identificar oportunidades.

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