A inadimplência sempre foi um dos maiores desafios de todo empresário. Como é uma ação que mexe diretamente com o faturamento de toda empresa, é um ponto que deve ser acompanhado de perto, e sempre de forma preventiva para não gerar grandes prejuízos à empresa.
De acordo com a pesquisa do Mapa da inadimplência da Serasa, 72,4 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência em agosto de 2023. A inadimplência acontece quando não há cumprimento das obrigações financeiras, ou seja, quando uma pessoa ou empresa deixa de pagar uma dívida ou conta dentro do prazo acordado.
Muitas vezes a empresa não consegue ter o controle e evitar o prejuízo, principalmente porque é algo que envolve principalmente os clientes e a ação de pagamento por parte deles. Entretanto, existem alguns meios de reduzir a inadimplência, e evitar prejuízos futuros. A seguir confira 7 estratégias que vão te ajudar a evitar clientes inadimplentes e reduzir os prejuízos que esses clientes podem gerar:
1. Análise de crédito
É importante realizar análise de crédito de todos os clientes. É possível fazer isto através de consultas a órgãos de proteção de crédito vinculados ao SCPC.
No entanto, é necessário por força legal informar o cliente que a consulta será feita. Por esta razão seja transparente no momento de concretizar a venda. A transparência pode evitar futuras dores de cabeça com processos judiciais e multas administrativas.
Caso a consulta de crédito der negativa é preferível não vender a prazo, pois a chance de ser um cliente inadimplente é muito alta.
2. Trabalhe com indicações
Além de realizar análise de crédito você pode pedir referências, de clientes, conhecidos, entre outros. Desta forma, você garante que esta pessoa é realmente aquela que está nos documentos, evitando algum tipo de golpe por documentos falsificados.
3. Crédito conforme o relacionamento
Tenha cuidado ao conceder crédito a um novo cliente. Por exemplo, vendas a prazo com parcelas maiores devem ser oferecidas somente a clientes que já tiveram uma relação positiva com sua empresa.
A chance de um cliente novo deixar de pagar uma compra com muitas parcelas é muito grande. Já com o cliente antigo você já conhece o seu perfil de consumo como bom pagador.
4. Vantagens para bons pagadores
Você pode estimular o consumo de bons pagadores. Ofereça promoções e produtos especiais a clientes que tiveram uma boa relação com sua empresa.
Procure trazer esse cliente novamente à loja. Programas de fidelidade, brindes, descontos antes do vencimento são boas estratégias.
5. Emissão de documentos da venda
É fundamental que você faça contratos de compra e venda, ou de serviço, se for o caso, indicando todos os detalhes do negócio e principalmente condições de pagamento.
Principalmente se a compra for grande você deve se cercar de documentos jurídicos que lhe protejam de eventual inadimplência. Também é necessário emitir nota fiscal. Caso contrário pode ser difícil cobrar o cliente.
6. Pagamento com cartões
Se possível, opte por realizar vendas por meio de cartões de débito ou crédito. Por mais que seja cobrada uma taxa pela operação, o pagamento por cartão é uma garantia de recebimento pela venda feita.
O cliente até pode ficar inadimplente, mas isso é uma situação para a instituição financeira resolver.
7. Faça o controle de recebimento por um ERP
Acompanhar os recebimentos e ter um fluxo de cobrança é essencial para toda empresa que busca reduzir a inadimplência.
Um ERP como o Sistema Impacto, possibilita acompanhar os recebimentos, ter uma régua de cobrança dos próximos pagamentos que devem ser efetuados pelos clientes, gerir todo financeiro através de uma única plataforma e ter acesso às informações de cobrança e pagamento de qualquer lugar.
Com a tecnologia ao seu lado, tudo fica muito mais fácil de gerir, portanto, se adeque a nova gestão que um ERP pode proporcionar a sua empresa. Para conhecer mais sobre o Sistema Impacto e as vantagens de um ERP, clique aqui.
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