Para tomar qualquer decisão estratégica, seja para vendas, compra de insumos, começar um novo projeto, corrigir falhas, reajustes de metas ou um novo investimento, analisar dados é o principio de tudo.
Fazer decisões sem antes coletar dados e avaliar as informações, pode ser um caminho sem volta para erros seríssimos.
Se a sua empresa não faz análise de dados, entenda agora bons motivos para começar o quanto antes.
O mercado
No mercado, as mudanças podem acontecer muito rápido, muito mesmo.
Uma empresa preparada que acompanha os dados, tanto interno como externo, consegue prevê essas mudanças e agir com antecedência.
Já aquelas empresas que não analisam os dados, nem acompanha o mercado para se adaptar, está destinada a simplesmente quebrar a longo prazo.
Tomar decisões porque outras empresas estão fazendo ou por achismo, nunca é um bom caminho.
Primeiro porque você não sabe ao certo os motivos que levaram a empresa seguir aquele caminho e nem o quanto ela se preparou.
Segundo: você sempre vai ficar para atrás, nunca terá um diferencial.
Terceiro e último porque decisões tomadas em achismo não tem fundamento. Dizer “eu acho que” é o mesmo de “não sei, mas talvez”.
Bom, acredito que você não queira que sua empresa viva de “talvez venda”, “talvez fabrique”, “talvez lucre” e sim “certeza que vende”, “certeza que vai lucrar”.
Para ter certeza e mais chances de acertar, o melhor caminho é a analise de dados.
E ser rápido é fundamental na coleta de informações. Um exemplo disso está no setor de tecnologia.
Já ouviu falar da Kodak, pois bem, ela perdeu sua posição no setor de fotografias justamente porque foi lenta e por resistir aos avanços da tecnologia.
Otimizar a mão de obra
Se o seu objetivo é otimizar processos operacionais, a analise dados é uma grande aliada.
Os profissionais ganham tempo e a empresa mais recursos ao aprimorar o desempenho das suas atividades.
Mas como consigo isso apenas analisando dados?
Entre diversas formas, está os indicadores de desempenho, por exemplo.
Ele mostra o valor por hora que um colaborador custa para uma companhia. Nesse indicador, a analise dados é importante para medir a produtividade.
Conhecer seu público
A razão de uma empresa existir é o seu cliente. É para ele que é entregue o valor do trabalho realizado, seja produto ou serviço.
Conhecer o perfil do cliente, as necessidades, expectativas, vontade e anseios é fundamental.
E por onde podemos pegar esses dados?
Estamos vivendo uma era de hiperconectividade, onde deixamos “pegadas virtuais”. Seja nas redes sociais, em sites que navegamos, pesquisas no google ou em compras online.
Construímos um histórico toda vez que nos conectamos e fazemos alguma coisa na internet.
E as empresas aproveitam esses “rastros” o máximo que puder.
Com certeza você já pesquisou um produto e logo depois, sites começaram a ofertar esse mesmo produto nas redes sociais ou em anúncios do youtube.
Muitas pessoas também publicam comentários sobre a empresa, deixando sua experiencia e percepção da marca.
Tudo isso são informações que podem ser recolhidas e analisadas, afim de conhecer melhor o público e tomar decisões que torne a marca reconhecida e bem avaliada.
Principais risco de não realizar análise de dados
Como disse lá em cima, tomar decisões em “achismo” não é uma boa e os riscos podem ser ainda maior:
- Desenvolver produtos desalinhado com as necessidades do cliente;
- Oferecer um serviço ou produto que não resolve problemas;
- Perder oportunidades;
- Não se diferenciar do concorrente;
- Perder chances de a rentabilidade crescer;
- Não ser certeiro nas decisões estratégica;
E esses são apenas alguns riscos que sua empresa pode sofrer.
Análise de dados e o Power BI
Analisar dados não é uma tarefa muito fácil, porém existem ferramentas que ajudam na hora de recolher e apresentar as informações.
E uma dessas ferramentas é o Power BI.
O Power BI é simplesmente incrível e extremamente poderoso. Pois uni e apresenta os dados de uma forma clara.
Dessa forma, qualquer um consegue identificar, ler e obter resultados de maneira fácil.
Essa ferramenta extrai informações de diversos lugares, é sério, a lista é grande, são mais de 140 fontes de dados diferente, entre elas as principais:
- Sistema Impacto
- Excel
- XML
- PDF
- Bando de dados (SQL, Accsess, MySQL, etc)
- Google Analytcs
- Vendas do Linkedin
- Marketo
- Zendesk
- Spark
- Script R
- E muitos outros
Não importa o tamanho da sua empresa, micro ou grande porte, ainda sim com o sistema de gestão, ela irá te fornecer muitos dados.
E por essa quantidade de dados que usar a ferramenta Power BI é indispensável.
Quer saber mais sobre o Power BI? Baixe o Guia completo e simples.
Aposto que você não vai dormi a noite enquanto não ter essa ferramenta na sua empresa.