O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável dentro das empresas, afinal, ela ajuda a manter uma organização sobre as finanças do negócio. Por conta disso, é essencial que ele seja atualizado e controlado todos os dias, para não prejudicar a saúde financeira.
Para evitar problemas de crises financeiras no seu negócio, hoje trouxemos algumas informações que você precisa conhecer, sobre o que é um fluxo de caixa e como aplicar de forma correta.
Acompanhe!
Fluxo de caixa: o que é?
Como dissemos, o fluxo de caixa é uma ferramenta que traz a possibilidade de acompanhar todas as movimentações e transações financeiras de uma empresa. Com isso, podemos dizer que é a partir do fluxo de caixa que podemos manter a saúde financeira em dia.
Ele funciona como um indicador das finanças do negócio, pois possui as despesas e receitas da organização, indicando qual o panorama financeiro exato dentro de um período determinado.
O fluxo de caixa serve para que o gestor da empresa possa controlar todos os passos que serão dados no futuro, analisando, organizando e fazendo um planejamento financeiro para investir recursos certos e com isso, expandir o negócio.
Como aplicar o fluxo de caixa?
Analise o saldo inicial da empresa
O primeiro passo para conseguir aplicar o fluxo de caixa na empresa é analisando o saldo inicial do financeiro e colocá-lo em ordem.
Feito isso, você precisa determinar o período de tempo em que o fluxo de caixa será atualizado, de três em três meses, todos os meses ou semanalmente, por exemplo, para que você possa fazer os lançamentos, o fechamento e analisar os resultados.
Separe as despesas e receitas por categorias
Quando você separa as despesas e receitas por categoria, é possível identificar e analisar os recursos que a empresa possui de maneira mais simples. Assim, você consegue tomar decisões mais assertivas.
Essas categorias podem ser criadas a partir da necessidade que a empresa possui para analisar o fluxo de caixa, podendo ser separada por cada setor da empresa, por exemplo.
Mantenha sempre atualizado
Os lançamentos devem ser atualizados sempre que possível no fluxo de caixa. Para isso, é interessante que esse controle seja feito todos os dias ou pelo menos toda semana, evitando que alguma informação importante fique de fora.
Use a tecnologia ao seu favor
Utilizar a tecnologia ao seu favor para aplicar o fluxo de caixa na sua empresa é uma das melhores dicas que existem.
Isso porque, você consegue manter esse fluxo sempre atualizado, diminuindo o tempo de ficar anotando com papel e caneta. Além disso, essa também é uma maneira mais simples de fazer os cálculos e fechamento do mês.
Os sistemas te ajudam a calcular, a montar relatórios e ter acesso aos gráficos de forma automática, diminuindo o tempo que você levaria para fazer tudo isso à mão.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é um fluxo de caixa e como aplicá-lo na sua empresa, saiba que podemos te ajudar com nossos serviços. Acesse o site e assine a newsletter para ficar por dentro!