como-aplicar-o-fluxo-de-caixa

fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável dentro das empresas, afinal, ela ajuda a manter uma organização sobre as finanças do negócio. Por conta disso, é essencial que ele seja atualizado e controlado todos os dias, para não prejudicar a saúde financeira.

Para evitar problemas de crises financeiras no seu negócio, hoje trouxemos algumas informações que você precisa conhecer, sobre o que é um fluxo de caixa e como aplicar de forma correta.

Acompanhe!

 

Fluxo de caixa: o que é?

Como dissemos, o fluxo de caixa é uma ferramenta que traz a possibilidade de acompanhar todas as movimentações e transações financeiras de uma empresa. Com isso, podemos dizer que é a partir do fluxo de caixa que podemos manter a saúde financeira em dia.

Ele funciona como um indicador das finanças do negócio, pois possui as despesas e receitas da organização, indicando qual o panorama financeiro exato dentro de um período determinado.

fluxo de caixa serve para que o gestor da empresa possa controlar todos os passos que serão dados no futuro, analisando, organizando e fazendo um planejamento financeiro para investir recursos certos e com isso, expandir o negócio.

 

Como aplicar o fluxo de caixa?

 

Analise o saldo inicial da empresa

O primeiro passo para conseguir aplicar o fluxo de caixa na empresa é analisando o saldo inicial do financeiro e colocá-lo em ordem.

Feito isso, você precisa determinar o período de tempo em que o fluxo de caixa será atualizado, de três em três meses, todos os meses ou semanalmente, por exemplo, para que você possa fazer os lançamentos, o fechamento e analisar os resultados.

Separe as despesas e receitas por categorias

Quando você separa as despesas e receitas por categoria, é possível identificar e analisar os recursos que a empresa possui de maneira mais simples. Assim, você consegue tomar decisões mais assertivas.

Essas categorias podem ser criadas a partir da necessidade que a empresa possui para analisar o fluxo de caixa, podendo ser separada por cada setor da empresa, por exemplo.

Mantenha sempre atualizado

Os lançamentos devem ser atualizados sempre que possível no fluxo de caixa. Para isso, é interessante que esse controle seja feito todos os dias ou pelo menos toda semana, evitando que alguma informação importante fique de fora.

Use a tecnologia ao seu favor

Utilizar a tecnologia ao seu favor para aplicar o fluxo de caixa na sua empresa é uma das melhores dicas que existem.

Isso porque, você consegue manter esse fluxo sempre atualizado, diminuindo o tempo de ficar anotando com papel e caneta. Além disso, essa também é uma maneira mais simples de fazer os cálculos e fechamento do mês.

Os sistemas te ajudam a calcular, a montar relatórios e ter acesso aos gráficos de forma automática, diminuindo o tempo que você levaria para fazer tudo isso à mão.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é um fluxo de caixa e como aplicá-lo na sua empresa, saiba que podemos te ajudar com nossos serviços. Acesse o site e assine a newsletter para ficar por dentro!

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here