LGPD: tudo o que você precisa saber sobre

Devido ao crescente desenvolvimento da tecnologia na atualidade, podemos perceber o surgimento de ferramentas e sistemas cada vez mais adotados pelas empresas, a fim de contribuírem com a competitividade.

No entanto, com o uso de sistemas, nasce a necessidade de proteger os dados que são gerados e compartilhados — seja por consumidores, clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores etc.

E nesse quesito, nasce a LGPD como incentivo à segurança desses dados, porém com medidas e ações legais. No entanto, apesar de ser um assunto amplamente discutido na atualidade, muitas marcas ainda não entendem o seu conceito e a sua importância para a segurança.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre a LGPD.

 

Afinal, o que é LGPD?

Em geral, podemos definir que a LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados) nada mais é do que um marco importante e, sobretudo, legal em relação à proteção, tratamento e uso de dados pessoais. Atualmente, a lei possui cerca de 10 artigos com 65 capítulos.

De maneira prática, essa legislação determina a maneira em que as informações pessoais devem ser administradas pelas empresas, sejam elas do setor privado ou público.

 

Quando a LGPD foi criada?

Sendo originada pelo episódio de vazamento de dados causado pelo Facebook, em um momento de eleições nos EUA, a LGPD acabou tendo uma influência direta sob outra legislação parecida: GDPR (General Data Protection Regulation).

De maneira prática, já sabemos que essas leis já estão em vigor em diversos países, como a União Europeia, que de certa forma, acaba afetando marcas brasileiras que realizam negócios com empresas estrangeiras.

Ouvimos bastante a questão da proteção dos dados quando assunto gira em torno da LGPD, que muitas vezes acabamos não sabendo de fato o que o termo significa — ou qual é a sua definição. Logo, um dado é basicamente qualquer tipo de informação a um indivíduo que possa, de maneira isolada ou até mesmo em conjunto com outros tipos de dados, definir uma identidade.

Então, esses dados podem ser:

  • Endereço;
  • Nome;
  • E-mail;
  • Número de documentos;
  • Telefones de contato;
  • Dados de cadastro.

 

Por que a LGPD é tão importante?

Essa lei vem de um cenário extremamente oportuno para os negócios, já que fornece a oportunidade de preencher uma lacuna legal, evitando outros processos que incluam o mau uso de dados pessoais.

Logo, entendemos que a sua regulamentação serve basicamente como uma tentativa de poder realizar uma organização ainda mais efetiva de uma esfera que, anteriormente, era regulada somente por leis pouco específicas e esparsas.

Portanto, para empresas que trabalham com campanhas digitais, por exemplo, é crucial entender os moldes desta lei para evitar quaisquer tipos de danos à imagem, inclusive as multas legais.

Gostou desse artigo? Conforme vimos, a LGPD é de suma importância para a segurança e tratamento de dados pessoais, especialmente por empresas que trabalham com estratégias de marketing para coletar dados de clientes para planejar melhor as campanhas e resultados em vendas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a LGPD, que tal ficar por dentro desse assunto? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.

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