Como fazer a Gestão Financeira Empresarial

Uma entrada grande de dinheiro nem sempre significa lucro se não há uma gestão financeira empresarial eficiente no negócio. A gestão financeira está muito ligada a ter o controle e saber administrar com excelência os recursos de uma empresa. 

Os principais pontos de um financeiro vão além de contas a pagar e faturamento. Envolve conceitos, setores e estratégias que são importantes para o bom funcionamento da empresa.

Mexer com a saúde financeira de um negócio é sem dúvidas um dos principais setores de uma empresa, portanto neste artigo trouxemos dicas eficientes para melhorar a gestão financeira do seu negócio.

 

O que é a Gestão Financeira Empresarial

Gestão financeira empresarial é um conjunto de ações e métodos de administrar os recursos financeiros de uma empresa. Em outras palavras, ele visa planejar, executar, analisar e controlar todas as atividades financeiras de um negócio, sempre visando o lucro e crescimento da mesma.

A gestão financeira é importante para controlar e administrar os bens do negócio, para garantir que os seus ganhos sejam suficientes para cobrir os gastos e gerar lucros. Existem alguns processos importantes que a prática da gestão demanda, que seria:

  • Análises constante dos resultados
  • Planejamento financeiro 
  • Capital de giro
  • Orçamentos e cotações 
  • Gestão de cobrança
  • Controle do fluxo de caixa
  • Monitoramento das contas a receber e a pagar

 

3 Conselhos sobre Gestão Financeira Empresarial

Em qualquer site de informação, você vai se deparar com dicas sobre como fazer uma gestão financeira, ou até um passo a passo para fazer o controle financeiro

São ótimos conteúdos, que agregam muito no seu conhecimento. Entretanto, o que ninguém te informa, são esses três conselhos muito valiosos para ter uma gestão financeira eficiente:

 

1. Estipule orçamentos

Trabalhar com orçamentos vai te livrar de muitas frustrações. Um orçamento nada mais é do que um planejamento, baseado em valores, que irá estimar despesas, ganhos e oportunidades para investimentos. 

Você ter esse plano bem elaborado, servirá como um guia para tomadas de decisões importantes, que mexem com a receita da empresa.

 

2. Controle de despesas

Um controle com as despesas, incluindo todos os departamentos da empresa, irá possibilitar gerenciar, acompanhar e regularizar todos os custos que são gerados no seu negócio. 

Ter o controle dessas informações, irá te manter alinhado com o orçamento, e evitar surpresas no fim do mês, visto que o acompanhamento se torna contínuo. 

 

3. Estratégia de investimento 

A estratégia de investimento é outro critério que deve ocorrer em alinhamento com o orçamento. É importante estipular metas e objetivos para entender o quanto deve ser investido e por quanto tempo. 

Por isso a importância de criar uma estratégia de investimento, para períodos de curto, médio e longo prazo. Ou seja, investimento em produtos para ser vendido, investimento em sistemas para um bom desempenho das tarefas e o investimento financeiro a longo prazo para o crescimento do capital da sua empresa.

 

Erros que são comuns em qualquer gestão 

Como em qualquer setor, erros são propícios a acontecer, mas não são muitos agradáveis, principalmente quando afetam o bolso. Portanto, a melhor forma de evitá-los, é conhecendo os erros mais comuns que ocorrem na gestão do seu negócio. 

Não definir um pró-labore: O Pró-labore é a remuneração mensal que o dono estipula para si mesmo, se esse valor não é determinado com antecedência, as retiradas de recursos do fluxo de caixa podem se tornar irregulares causando danos no financeiro.

Esquecer de registrar todas as entradas e saídas: Por menos que sejam os valores, é importante registrar todas as entradas e saídas para não perder o controle do fluxo de caixa.

Não criar uma reserva financeira: Imprevistos podem acontecer a todo momento, por isso é importante criar uma reserva financeira para pagar contas urgentes, ou investir no crescimento da empresa. 

 

Apoio da tecnologia

Controlar todas as demandas que um financeiro exige não é um trabalho simples como pudemos observar. E o segredo para executar esse papel bem feito, nada mais é do que a ajuda de ferramentas e sistemas. Mas contar com várias ferramentas diferentes se torna muito burocrático e caro. Por isso, o mais inteligente é ter toda ajuda que precisa, através de uma única plataforma. 

Como o Sistema Impacto, que é um ERP com módulos para todos os setores essenciais que uma empresa precisa, incluindo o financeiro. Ele te permite gerenciar todas essas funções, e outras como estoque, emitir notas fiscais, controlar vendas e muito mais!

Com o sistema da TRS, a gestão da empresa se torna muito mais eficiente, e o gestor não precisa ficar na mão de sistemas ruins que vivem “caindo”. Para conhecer mais sobre o Sistema Impacto, clique aqui! 

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here