Controle Financeiro Como fazer a gestão da empresa

Para manter uma empresa não basta só ter um bom produto, ou um bom atendimento, é crucial ter um controle financeiro excelente.

O financeiro de uma empresa é o grande divisor de águas de todos os setores, seja para o setor comercial até o de compras, o controle dele deve ser eficiente e ter ciência de toda movimentação do valor que entra e sai.

Neste artigo, iremos falar especificamente sobre a importância de um controle financeiro, e algumas dicas que vão ajudar a desempenhar esse papel de forma bem feita. Portanto continue a sua leitura!

 

O que é Controle Financeiro?

O Controle Financeiro de uma empresa se refere a administração de todos os recursos que afetam o financeiro, seja o dinheiro e até outros ativos que têm ligação com o negócio. 

Seria o conjunto de práticas que buscam ter controle do capital de uma empresa. Ou seja, são estratégias, planejamento, execução e monitoramento de todas as ações, visando aproveitar ao máximo os seus recursos, ter lucro e diminuir gastos desnecessários.

Um controle financeiro sólido é fundamental para ter sucesso a longo prazo do seu negócio. Uma decisão financeira mal tomada, pode ser motivo de falência de uma empresa, por isso é de extrema importância ter um bom gerenciamento desse setor.

 

Como fazer um bom Controle Financeiro?

Se você não sabe como fazer um controle financeiro, não precisa ficar preocupado. Por incrível que pareça, é uma dúvida muito frequente para as empresas, pois cada um tem as suas próprias prioridades e condições únicas. 

Por isso, preparamos um guia básico e simples, com passo a passo de como manter a sua gestão financeira eficiente para o seu modelo de negócio, assim você consegue adaptar a forma que mais te beneficia. 

 

1. Faça o registro de toda entrada e saída

Você já ouviu falar sobre Fluxo de Caixa? Seria a gestão e registro de toda entrada e saída de recursos do negócio. Ou seja, é uma etapa para ser feito todo o registro de valores que entra e sai da sua conta. 

Anote todos os registros de receitas, despesas e gastos. O registro dessas informações irá facilitar para calcular e entender se o financeiro está fechando os dias no vermelho ou azul.

 

2. Classifique os seus custos e receita

Além de registrar as movimentações financeiras da sua empresa, é importante classificá-las, para conseguir metrificar de forma eficiente os seus gastos. Para isso você pode classificar em custos fixos e variáveis.

Custos fixos seriam aqueles valores que acontecem todos os meses, como aluguel do espaço, pagamento dos funcionários e pagamentos que são feitos mensalmente para o funcionamento do seu negócio.

Já os custos variáveis estão diretamente ligados a sua produção de vendas, ele se refere a comissão, matéria-prima, impostos, taxas e entre outros.

 

3. Planeje os pagamentos e recebimentos 

Após todos os registros de pagamento e recebimento, você consegue fazer um planejamento financeiro efetivo, que seria, programar todos os pagamentos em suas datas corretas – evitando o risco de juros após esquecer de pagar alguma conta.

Fazendo essa programação, você consegue ter uma projeção dos gastos e recebimentos que aconteceram na empresa, para isso é interessante ter uma boa plataforma que te ajude com todos os registros e agendamento dos pagamentos.

 

4. Monitore os recursos financeiros

Capital de giro são os recursos necessários que precisa para arcar com as despesas da empresa para mantê-la funcionando. É importante fazer sempre o seu monitoramento para não deixar faltar algum recurso que seja importante para o seu negócio.

A falta de capital pode ocasionar alguns problemas, como acúmulo de juros das contas a pagar, perda de crédito com fornecedores, diminuição ou interrupção dos serviços, entre outros fatores.

 

5. Conte com um sistema que integre com todos os setores

Ter ponto cego no financeiro acontece muito com aquelas empresas que não têm o auxílio de um sistema adequado para fazer todos esses planejamentos, execução e monitoramento. 

Por isso é importante investir em um sistema de gestão, que vai conseguir te auxiliar em todas essas demandas, e evitar qualquer problema que seja prejudicial ao seu negócio.

 

Você já conhece o Sistema Impacto? É um ERP que integra todos os setores de uma empresa, auxiliando em tarefas do dia-a-dia de forma fácil, prática e ágil. Além de conseguir manter o controle do seu financeiro, irá facilitar em tarefas para setores como: estoque, vendas, produção, entre outros. 

 

Para saber mais sobre o Sistema Impacto, você pode clicar aqui. E continue acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas, com conteúdos toda segunda, quarta e sexta. 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here