Marketplace O que é, Como Funciona e Suas Vantagens

Se você possui um site ou uma loja, certamente já ouviu falar sobre Marketplace. Trata-se de uma porta de entrada valiosa para empreendedores que buscam expandir seus negócios, levando a venda de seus produtos para o universo do E-commerce.

Muitos empreendedores acabam desanimando e desistindo de vender online, por ter a visão de ser um processo muito complexo. Mas uma forma descomplicada de começar a vender online, é apostar no Marketplace visto que é uma plataforma de fácil acesso e com um ótimo desempenho para resultados.

Neste artigo, exploraremos mais a fundo esse tema, discutiremos como funciona na prática e destacamos suas vantagens. Continue a leitura para compreender melhor!

 

O que é Marketplace?

 

Marketplace é um canal que possibilita a compra e venda de produtos. Em outras palavras, é um site que abriga diversas lojas e vendedores, oferecendo uma ampla variedade de produtos e ofertas para o consumidor final.

Essas plataformas geralmente são reconhecidas pelo público, resultando em um fluxo significativo de visitantes. Esse reconhecimento faz do Marketplace uma alternativa excelente para empreendedores iniciarem suas vendas online.

Provavelmente você como consumidor já deve ter realizado compras em plataformas renomadas de marketplace, como Mercado Livre, Amazon e Shopee. 

Curiosamente, a palavra “Marketplace” tem origem inglês e é a junção de “Market” (mercado) e “place” (local). Um local onde as pessoas realizavam troca de mercadorias, que com a evolução do digital, migrou para o online também. 

 

Como funciona o Marketplace?

O modelo de marketplace funciona como uma parceria. A plataforma online disponibiliza o ambiente e a administração da sua loja virtual aos lojistas, para assim ser feito a venda dos produtos, e como forma de remuneração, a plataforma retém uma porcentagem do valor vendido. 

Após a venda, cabe ao vendedor separar e enviar a mercadoria ao cliente, proporcionando liberdade para que o lojista conduza esses processos de forma independente.

 

Vantagens de Vender em um Marketplace

Vale a pena considerar a opção de vender em um Marketplace? Abaixo, listamos cinco vantagens que as lojas encontram ao investir nessas plataformas. 

 

1. Maior Visibilidade: 

Os Marketplace são plataformas gigantes, que alcançam todos os tipos de público. Geralmente são os sites de compra que mais ranqueiam nas buscas orgânicas, além de ter um grande investimento em marketing e tráfego pago. 

 

2. Variedade de Público: 

O alcance de pessoas que têm acesso a um marketplace é vasto, o lojista consegue vender para o Brasil todo, independente da localização que ele ou o consumidor se encontra. 

 

3. Estrutura Pronta: 

Os marketplace já tem toda uma estrutura e ambiente de administração, no qual o lojista pode usar para divulgar os seus produtos, sem a necessidade de mexer em seu orçamento. É um ambiente com infraestrutura para divulgar os seus produtos, atender os clientes e receber os pagamentos.

 

4. Custo-Benefício: 

Quando o empreendedor está começando com um E-commerce, criar uma loja online pode ser um investimento que ultrapassa o orçamento. O marketplace surge como uma oportunidade para quem está começando e tem recursos limitados.

 

5. Credibilidade: 

Os Marketplaces são plataformas reconhecidas, o que facilita a confiança do consumidor ao realizar uma compra, devido às experiências positivas já vivenciadas.

 

Gestão Eficiente com o Sistema Impacto

Uma gestão interna eficiente é um ponto chave para as lojas tomarem esse impulso e ampliarem suas vendas para um marketplace. Agora que você compreende melhor esse tema, é o momento de realizar uma análise interna e entender se a sua gestão está sendo eficiente.

O ERP Sistema Impacto pode ser um aliado valioso para a organização interna da sua empresa. Além de integrar-se com plataformas de Marketplace, ele auxilia em diversos setores, como estoque, produção, faturamento, financeiro, vendas e suporte. Para mais informações sobre o Sistema Impacto, você pode clicar aqui e baixar nossa apresentação comercial.

 

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