Boa parte das empresas no Brasil fazem uso de um sistema ERP. Segundo o estudo anual da FGV 84% das empresas utilizam algum serviço de ERP. Esse dado reflete a importância dessa ferramenta na gestão empresarial atualmente.
Um sistema ERP é uma peça fundamental para a organização e otimização dos processos internos de uma empresa. A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais.
Uma das principais dúvidas e receio das empresas que querem contratar um ERP ou desejam trocar de sistema, é a dificuldade do processo de implantação. Portanto neste artigo, iremos nos aprofundar sobre esse tema, e te orientar de como funciona a implementação de um ERP.
O que é um sistema ERP?
Um sistema ERP é uma solução de software que permite que uma empresa integre e gerencie seus processos de negócios de forma eficiente. Ele abrange diversas áreas, como finanças, contabilidade, recursos humanos, vendas, compras, estoque, produção e muito mais.
A principal vantagem de um ERP é a centralização de todas essas informações em um único sistema, o que facilita o acesso e a tomada de decisões estratégicas.
Como saber se a sua empresa precisa de um novo sistema ERP?
Existem diversos sinais de que uma empresa pode precisar de um novo sistema ERP. Esses são alguns dos sinais:
- Falta de integração entre os sistemas utilizados no dia-a-dia;
- Dificuldade em acessar informações importantes;
- Falta de automação em processos repetitivos;
- Incapacidade de acompanhar o crescimento da empresa;
- Falta de suporte para as necessidades específicas do negócio.
Se a sua empresa está enfrentando algum desses problemas, pode ser hora de considerar a implementação de um novo sistema ERP.
Como é feita a implantação do Sistema Impacto?
O Sistema Impacto é um ERP modular, no qual consegue se adaptar ao seu negócio, com todos os setores que realmente são necessários para o bom desenvolvimento da empresa. A metodologia de implantação do Sistema Impacto conta com duas fases, que seria a implantação de 5 etapas e a de acompanhamento.
Na primeira fase, a implantação tem como objetivo apresentar todas as etapas claramente para facilitar a condução e o entendimento de ambas as partes.
Durante esta fase, a equipe TRS fará o levantamento detalhado para a adequada parametrização do Sistema Impacto. Irá definir as atividades e a equipe responsável, configurar as funcionalidades, ministrar treinamento aos usuários, entre outros.
As etapas componentes dessa fase são:
- Etapa 1: Análise e Definição
- Etapa 2: Preraração e Desenvolvimento
- Etapa 3: Validação e Treinamento
- Etapa 4: Simulação e Validação
- Etapa 5: Disponibilização do Sistema Impacto
A segunda fase, conhecida como acompanhamento e estabilização, tem o objetivo de garantir a correta utilização do produto, e assegurar que todas as necessidades do cliente estão sendo atendidas conforme expectativas durante o prazo de implantação.
Após o prazo, o cliente poderá procurar ajuda com o consultor líder da implantação no prazo de 30 dias após produção e posteriormente procurar a central de suporte.
Nota-se que o processo de implantação do Sistema Impacto pode se tornar tranquilo, visto que tem todo acompanhamento presencial dos nossos especialistas. Então até que ponto vale continuar com um ERP que não atende todas as suas necessidades e expectativas?
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