Aprender uma forma contábil de economizar nos pagamentos de impostos, seria uma ótima arma secreta para o seu financeiro.

Sabia que isso é possível? Pagar menos impostos de forma legal, é uma prática que pode salvar o seu fluxo de caixa. Essa técnica é conhecida como elisão fiscal, e neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e quais benefícios ela pode proporcionar. Continue a leitura para descobrir!

 

O que é elisão fiscal?

Elisão fiscal é uma estratégia contábil para reduzir a carga tributária de uma empresa, por meio de um planejamento tributário. Em outras palavras, ela encontra manobras dentro das legislações para a diminuição dos pagamentos dos impostos. 

Existem dois tipos de elisão fiscal, a que se baseia na própria lei para reduzir ou eliminar o imposto e a baseada nas brechas das legislações. 

É uma maneira inteligente do financeiro de uma empresa regular a saída de despesas extras do seu caixa, além de gerar economia para a gestão. 

 

Como funciona a elisão fiscal?

A elisão fiscal é uma manobra tributária, sendo fundamental que seja realizada por um contador experiente. Se a empresa não conta com esse suporte, pode ser arriscado realizar manobras sem a devida experiência.

Existem algumas práticas comuns que ocorrem na elisão fiscal, como: a escolha de um menor registro tributário, utilização de incentivos fiscais e deduções permitidas por lei, entre outros fatores.

Por exemplo, com base nas políticas e incentivos de cada município e estado, a escolha do local da empresa pode gerar mais ou menos tributos. E cabe ao contador orientar o empresário de como agir dentro da lei, sem pagar um valor alto de imposto.

 

Quais os benefícios da elisão fiscal?

Quando se trata de economizar em impostos, as vantagens são inegáveis. As manobras realizadas pela elisão fiscal oferece benefícios como:

  • Redução de carga tributária 
  • Ajuda a reduzir as despesas variáveis 
  • Aumenta a margem de lucro de uma empresa  

 

Concluímos que ter um  planejamento sólido, uma plataforma de gestão empresarial eficaz e um profissional competente são essenciais na busca por pagar menos impostos. Para complementar esse tema e entender mais sobre os tipos de tributos que existem, você pode ler Gestão Tributária: Tipos de tributos.

Não se esqueça de continuar acompanhando a Newsletter da TRS para se manter por dentro desse universo de empreendedorismo e tecnologia.

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here