Entenda como aplicar o Fluxo de Caixa

Certamente, você já ouviu falar sobre o fluxo de caixa e como ele é importante, mas você sabe o que é? É um conceito muito utilizado no empreendedorismo, pois ele gira em torno dos processos financeiros de uma empresa. 

Esses processos financeiros são fundamentais para manter uma organização funcionando de maneira eficiente e garantir que sua saúde financeira permaneça robusta. O Fluxo de caixa é uma organização que vai conseguir te ajudar a visualizar toda entrada e saída de recursos financeiros em sua empresa.

Neste artigo vamos te explicar o que é fluxo de caixa, sua importância e como aplicá-lo no seu negócio. Portanto continue lendo!

 

O que é Fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é todo movimento de dinheiro que entra e sai de um negócio. Ou seja, o registro de todo valor líquido que você recebe e todas as despesas que tem para pagar.

Esse fluxo é distribuído entre todas as áreas de uma empresa, é muito importante para manter a sua saúde financeira, pois sem a análise dela você pode acabar investindo um dinheiro que acha que tem.

Por exemplo, se olharmos só para entrada de dinheiro, podemos nos enganar facilmente, achando que a empresa está dando lucro. Mas esse valor que você está recebendo está pagando todas as suas despesas, sobrando valor para investimento e te dando ganho?

Essa é a tarefa central do fluxo de caixa: documentar todas as transações financeiras e fornecer informações essenciais para apoiar suas decisões estratégicas.

 

Qual a importância do Fluxo de caixa?

Mas afinal, é tão importante assim ter estipulado um fluxo de caixa? SIM, é essencial, ele vai te ajudar a fazer uma análise assertiva, para tomar uma decisão certeira.

Imagine o seguinte cenário: você realiza uma promoção para queimar o seu estoque, e nessa ação você vende 20% a mais do que o esperado. Naturalmente, você fica eufórico com o desempenho. No entanto, ao chegar a hora de pagar os custos dos investimentos feitos para divulgar essa promoção, você percebe que a maior parte do lucro adicional foi consumida por essas despesas. Isso por conta de falta de organização ou uma má decisão tomada na emoção de ver as vendas aumentando.

No final você se dá conta que o valor que recebeu das vendas, quase não paga todas ações pagas para divulgação, sobra pouquíssimo de lucro, e sem valores para fazer um investimento.

Se você tivesse um fluxo de caixa dentro desse cenário, ele iria te indicar dados realistas e assertivos mostrando que não era uma boa escolha fazer um investimento maior dentro daquelas condições.  

 

4 dicas para implementar um Fluxo de Caixa

Agora que você entende a importância do fluxo de caixa, talvez esteja se perguntando como implementá-lo de maneira eficaz. Aqui estão quatro dicas que podem orientá-lo nessa tarefa fundamental: 

 

Análise a situação da sua empresa

O primeiro passo é realizar uma análise abrangente de todos os fluxos financeiros em sua empresa. Examine cada área, como finanças, operações, marketing e vendas. Mapeie os processos e identifique as despesas associadas a cada área, como equipamentos, investimentos e custos com funcionários.

Além disso, avalie a receita gerada por essas áreas. Por exemplo, no setor de vendas, a entrada de receita é crucial, portanto, é vital entender o fluxo associado a esse departamento. Contudo, as áreas operacionais e financeiras também desempenham um papel importante, fornecendo oportunidades para otimização de custos e o uso eficiente de recursos.

Com base nessa análise, você pode estabelecer metas de gastos e receitas, evitando ultrapassar a linha tênue entre o lucro e a mera sobrevivência. 

 

Separe as despesas e receita por categoria

Depois de uma severa análise, é preciso organizar os gastos e ganhos por categoria. A variação dessas categorias depende muito do ramo em que você atua, mas você pode separar por essas atividades. Despesas:

  • Folha salarial;
  • Compras internas;
  • Matéria-prima;
  • Máquinas e serviços; 
  • Impostos;
  • Investimento.

Já os ganhos, para ter uma melhor análise das suas atitudes, você pode categorizar por:

  • Retorno de investimento;
  • Vendas;
  • Parcelamento das vendas.

 

Estabeleça uma rotina

Para o fluxo de caixa funcionar, você precisa ser responsável em abastecê-lo e atualizá-lo, por isso é muito importante se comprometer e criar rotinas. 

Existem despesas que você precisa organizá-las diariamente, semanalmente ou até mensalmente. Não tem como ditar uma regra padrão, pois vai muito de negócio para negócio, mas você pode criar suas rotinas se baseando nessas dicas:

  • Programe os pagamentos para datas específicas sempre que possível, o que ajudará a consolidar as contas a pagar em um único dia.
  • Registre todas as transações de despesas na manhã seguinte ao pagamento, garantindo que nenhuma informação seja omitida.
  • Separe todo começo da semana para verificar todas as operações feitas na semana passada, e se preparar para as próximas.
  • Ao final de todo mês, não esqueça de gerar um relatório e fazer uma análise de todos os dados obtidos.

 

Se aproveite da tecnologia

À medida que sua empresa cresce, o gerenciamento do fluxo de caixa por meio de planilhas e documentos em papel pode se tornar desafiador. Nesse ponto, a tecnologia pode ser uma aliada valiosa.

Um sistema ERP é um sistema de gestão empresarial, que integra todas as áreas de uma empresa, facilitando e otimizando as tarefas do dia-a-dia. Um ERP pode ser o seu cúmplice para um excelente fluxo de caixa, visto que as informações são armazenadas de forma online e atualizadas constantemente pelo sistema, sem necessidade de se perder com planilhas e papéis.

 

Entre as diversas opções de sistemas ERP disponíveis no mercado, o Sistema Impacto é uma alternativa que atende a essa necessidade, além de fornecer suporte para outras áreas de sua empresa. Para conhecer mais sobre o Sistema Impacto você pode clicar aqui. 

Acompanhe a Newsletter da TRS e fique por dentro de todas as informações sobre esse universo de tecnologia e empreendedorismo.

 

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here