homem vendedor com gravata no fundo azul

14 dicas para melhorar o seu varejo e vender mais

Você está tendo dificuldades para melhorar o seu varejo e com as vendas? Podemos te ajudar com estratégias simples e fácil de implementar. Selecionamos 14 dicas para melhorar seu varejo e você vender mais. E adivinha, você não vai precisar investir quase nada (ou nada).

Lembrando que essas dicas são da melhor escola brasileira do empreendedor: Sebrae. Então para saber mais, é só clicar aqui.

Ahh no finalzinho tem uma dica bônus, para fazer suas redes sociais bombar.

Vamos lá para as 14 dicas melhorar seu varejo e você vender mais:

1) Humor

Uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção, ainda mais quando o mundo vive um momento de grande instabilidade. Nada mais atual do que levantar o astral do consumidor.

2) Abaixo à poluição visual

Lojas carregadas de cartazes não funcionam mais! Portanto, o segredo é mostrar a informação relevante e assim chamar a atenção do consumidor. Incentive por meio da comunicação o aumento do tíquete médio: oferte kits promocionais (como ‘leve três e pague dois’) e descontos especiais para portadores de cartão fidelidade.

3) Ofertas variadas

Movimentar a ponta de estoque é uma das formas para atrair o consumidor em tempos de crise. As ofertas devem mudar de perfil a cada semana. Se o cliente frequentar a loja semanalmente, encontrará uma oferta diferente em cada visita. Lembre-se: para garantir o resultado esperado, a promoção deve ter hora para começar e acabar, caso contrário, compromete a rentabilidade e não causa impacto.

4) Pontos nobres

O metro quadrado da loja tem que render muito. Pense em como gerenciar o fluxo de pessoas a seu favor, conduza o cliente para os pontos mais quentes da loja. São essas áreas que receberão os produtos mais rentáveis e os kits promocionais ou itens de descontos imbatíveis e mais agressivos.

5) Embalagem

Quanto menos desperdício, melhor! Evite o excesso de caixas e cartuchos e aposte em embalagens certa na medida certa.

6) Nova linha

Pense em criar ou adicionar nova linha de produtos mais em conta, para atender o consumidor disposto a gastar menos e ainda conquistar outras fatias de mercado.

7) Parcerias locais

Uma boa forma de ampliar os pontos de venda sem nenhum investimento adicional é realizar parcerias com outros varejistas. Como resultado, isto pode ser um canal para aumentar suas vendas. Exemplo: o vale-presente de sua loja pode ser comercializado outros estabelecimentos, como no supermercado, na floricultura, na livraria ou em qualquer outro ponto de circulação mais próximo de seu público-alvo.

8) Venda cruzada

O cliente hoje espera sempre resolver um problema e não busca apenas mais um produto. Faça como os supermercados: use e abuse da chamada venda cruzada. Exemplo: no mesmo lugar em que está o macarrão também podem ser oferecidos o molho de tomate e o queijo ralado. A receita vale para todas as categorias, principalmente para moda, beleza e decoração.

9) Parcerias com fornecedores

Faça parcerias com seus fornecedores para, por exemplo, realizar uma promoção exclusiva. A iniciativa permitirá oferecer ao consumidor produtos e serviços mais em conta.

10) Surpreenda o consumidor

Ofereça mais do que o cliente espera. Para isso, não é preciso investir muito. Por exemplo, alguns pets shops se inspiram nas novelas para adornar os cães que tosam e dão banho. Usam acessórios baratos, como adesivos brilhosos e fitas. Os donos ficam encantados. As pessoas querem ser mimadas!

11) Não abandone seu cliente

Os clientes, muitas vezes, abandonam a empresa nem tanto pelos problemas de produtos e preços, mas sim, porque as empresas deixam de falar com eles com certa frequência. Mais do que em qualquer outro momento, hoje um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo. Por isso, mantenha contato com seus clientes de forma regular. Isto gera confiança e vendas.

12) E-mail marketing

É uma ferramenta barata e eficiente e serve para informar o cliente sobre promoções e novidades. No entanto, poucas empresas usam o e-mail marketing para conhecer melhor os hábitos e as preferências do público-alvo, algo essencial nos dias de hoje. Faça pesquisas. Mas tome cuidado para que as ações não sejam invasivas ou, pior, afastem a clientela.

13) E-commerce rápido e fácil

O consumidor costuma desistir da compra online quando tem que preencher várias fichas cadastrais, responder a uma infinidade de questões e passar por várias telas até concluir a operação. Diminua o número de etapas a serem percorridas entre a escolha do produto e a finalização da compra, além de solicitar apenas as informações cadastrais realmente necessárias. Verifique principalmente a questão da mudança de página quando do pagamento por cartão de crédito. Grande parte das desistências de compras ocorre neste momento. Assim, o diferencial é criar sites menos complexos e fáceis de navegar.

Também é preciso estar nas redes sociais. O Facebook, blogs, Youtube, entre outros, ajudam a saber o que o cliente pensa sobre seus produtos e serviços. Use as redes sociais a seu favor, pois além de multiplicar o poder de reconhecimento da sua marca, ajudam você a vender mais.

14) Na ponta do lápis

Saiba quais são os produtos que mais giram;

Acima de tudo, é importante concluir boas negociações com os fornecedores e fazer compras programadas alinhadas com o monitoramento do estoque.

Banner com computador e logo do sistema impacto. Venda, Estoque, Faturamento

Dica BÔNUS

É importante ficar atento as notícias do momento, principalmente em que o público está mais comentando nas redes sociais. Aproveite esse momento e crie post relacionando a sua marca com esse assunto. Um exemplo muito legal é o BBB21. Olha só o que a revista EXAME falou sobre isso:

“Especialistas em redes sociais apontam o programa de televisão como uma oportunidade de falar com os consumidores mesmo quando não patrocinam o reality. O time de marketing do Twitter Brasil, por exemplo, preparou um documento com dicas como: “A Claro usou vários memes e frases memoráveis de edições antigas do Big Brother Brasil na sua comunicação” e “Sabendo o dia da prova do líder, por exemplo, o PicPay aproveitou para interagir com as pessoas perguntando qual era o palpite delas sobre o tema da prova”.BBB 21: recorde de patrocínios, estratégias e como engajar sem patrocinar”

Para ver a matéria completa, clique aqui.

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