Erros comuns na Gestão de Estoque

Cometer erros na organização do seu estoque pode ser muito comum para aquelas empresas que não contam com algum sistema ou ferramenta que auxilia no gerenciamento dos seus produtos. 

Evitar esses erros e melhorar o desempenho do seu estoque, seria uma ótima proposta para melhorar o desempenho do seu negócio, evitar desperdícios e manter um bom relacionamento com clientes e parceiros.  

Neste artigo, pesquisamos erros muito frequentes de acontecer dentro do estoque de pequenas a grandes empresas, e elaboramos a melhor solução para caso você esteja enfrentando este problema. Portanto, continue sua leitura!

 

Quais são os desafios da gestão de estoque?

Antes de falarmos sobre os erros mais comuns que acontecem na gestão de estoque, vale lembrar que uma boa gestão vai além de apenas armazenar produtos, engloba várias práticas. 

Alguns critérios importantes na gestão de um estoque são: Uma ótima análise, planejamento de compras, organização das informações, comprometimento com o fluxo de caixa e muito mais.

Nem todos os processos são tão simples, existem desafios que cruzam o caminho desse departamento que mal gerenciado pode gerar prejuízos. Os principais desafios que podemos se deparar com empresas que trabalham com estoque são fatores tanto externos quanto internos.

  • Desafios Externos: São aqueles fatores que não podemos controlar, estão fora de nossas mãos. Podemos citar como exemplo a falta de matéria prima, aumento do dólar, entre outras situações de fora da empresa que podem prejudicar o seu estoque.
  • Desafios Internos: São fatores causados pelo próprio negócio, no qual pode prejudicar o estoque. Por exemplo, local de armazenamento pequeno, mal gerenciamento do estoque, falta de mão de obra, entre outros.

 

Principais erros cometidos na Gestão de Estoque

Alguns erros são muito comuns de acontecerem no controle de um estoque, seja por falta de experiência da empresa, ou por um sistema que não é eficiente. A seguir, vamos citar os os quatro principais erros cometidos por um mau gerenciamento no estoque.

Então se o seu estoque está passando por isso, ou já passou, se liga nessas soluções.

 

1. Não ter um bom relacionamento com os fornecedores

Uma boa relação com fornecedores vai além de conseguir boas condições para adquirir os produtos. Também tem haver com o gerenciamento deles. 

Eles são os que abastecem o seu estoque, então mantê-los organizados e saber com exatidão o que e qual quantidade precisa ser comprada, é essencial para o controle do seu estoque.

 

2. Comprar mais produtos do que é preciso

Por mais que a vontade seja vender muito, na prática às vezes não é assim. Então na hora de comprar o estoque é preciso tomar cuidado e não passar da conta, ou comprar pouco produto e não ser suficiente. 

Sempre deve ser levado em consideração, o espaço do seu armazém, a frequência de saída desse produto e a época do ano, pois algumas datas sazonais podem influenciar nas vendas.

 

3. Não atualizar as informações dos produtos

Na hora de cadastrar as informações dos produtos, não levar em consideração informações sobre suas características por achar que irá lembrar delas depois, pode acabar te prejudicando.

Por mais que seja um produto muito vendido, que sai com frequência, não deixe de padronizar as informações que nem os demais produtos. Se você trabalha com mercadorias que têm prazo de validade, nunca se esqueça de também cadastrar essa informação.

 

4. Não investir em tecnologia

Esse sem dúvidas é o pior erro de todos. Não investir em tecnologia vai apenas atrasar o seu negócio, com processos e métodos manuais, ou uso de planilhas complicadas. 

Um sistema ERP poderia otimizar e gerenciar todo o seu negócio, evitando todos esses erros que foram citados acima. Gerando um controle eficiente no estoque, e minimizando erros na gestão.

Continue acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas, toda segunda, quarta e sexta! Aqui você encontra informações, dicas e soluções inteligentes para o seu negócio.

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here