O dia das mães é considerado a segunda data mais movimentada para o comércio brasileira, ficando atrás somente para o Natal. Por esse motivo é um momento de extrema importância para as empresas de varejo e atacado em especial, terem em mente uma boa estratégia comercial.
Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para impulsionar o seu faturamento, gerar crescimento da marca e aumentar a sua conexão com os clientes. Mas para essas conquistas, é necessário ter um bom planejamento interno.
No post blog de hoje falaremos sobre o seu planejamento interno para garantir o bom aproveitamento dessa data comemorativa, além de contarmos 4 estratégias que bem aplicadas, trarão um belo resultado para o seu faturamento.
Como fazer o seu planejamento interno
Ter um bom aproveitamento do dia das mães, requer um planejamento interno. Quando falamos sobre campanha muitas pessoas acham que é apenas criar uma promoção, mas a verdade é que esse é um dos últimos casos.
Uma campanha exige um planejamento antes de tudo interno. O seu ambiente, ferramentas e processos devem estar preparados antecipadamente, para evitar qualquer tipo de prejuízo ou perda de processo.
Antes de pensarmos em uma estratégia, você deve definir qual será o seu objetivo. A sua marca deseja aumentar as vendas, busca o reconhecimento da marca, ou tem o intuito de fortalecer o seu relacionamento com os clientes que já existem?
Após o seu objetivo definido, é possível criar a mensagem que você deseja passar, os processos que serão necessários para isso e então determinar os canais de marketing que o seu público-alvo está.
4 Estratégias para campanhas do dia das mães
Para ter um bom resultado não é preciso desembolsar um valor muito grande de investimento, o básico bem feito pode dar um resultado bem satisfatório. Confira as principais ideias de estratégias para campanha do dia das mães:
1. Captação de leads
O foco da captação de leads seria a busca por novos clientes e novas oportunidades. Para isso pode ser usado ações de tráfego pago, que seria o impulsionamento de anúncios com o intuito de gerar novas vendas. Uma ação de tráfego não precisa necessariamente ser uma oferta direta, o real intuito dela é fazer a geração de lead, para ser possível gerar uma oportunidade de venda.
2. Brindes para compras acima de um valor
Essa estratégia tem o objetivo de incentivar a compra do cliente, além de beneficiá-lo por estar adquirindo um produto com você. Não esqueça que o brinde oferecido precisa ter conexão com a campanha. Isso aumentará o ticket médio de compras, além de incentivar a aquisição de produtos.
3. Ação social
Não foque apenas no comercial, tenha em mente que o dia das mães é uma data com um apelo emocional muito grande. Ao criar uma ação social para essa data, você irá humanizar a sua marca, e trazer conexão com os seus clientes.
4. Cupom de desconto
Uma ação muito interessante para ativar clientes que estão na sua carteira, é beneficiá-los com um cupom de desconto, podendo ser “10%” ou até frete grátis. Isso irá chamar a atenção dele, e dar preferência para a sua empresa.
Pudemos observar diversas oportunidades e estratégias para se preparar e aplicar na sua campanha de dia das mães. Continue acompanhando conteúdos como esse, pela Newsletter da TRS Sistemas.