Se você é empreendedor no Brasil, já deve ter se deparado com muitas burocracias. Dentro de todos os termos e regras fiscais, você também já deve ter escutado falar sobre SPED Fiscal, mas afinal, você sabe o que ele significa? 

O Sped Fiscal é uma das obrigações que o seu contador precisa entregar. Ele envolve uma série de movimentações, valores, estoque e uma vasta quantidade de informações cruciais para a saúde da sua empresa. 

Para facilitar o entendimento sobre esse tema, elaboramos este artigo, que se propõe a explicar, de maneira detalhada, o que é SPED Fiscal, como funciona e quais suas vantagens.

 

O que é SPED Fiscal?

O SPED Fiscal é a abreviação de Sistema Público de Escrituração Digital, é uma plataforma que simplifica o encaminhamento das informações de pessoas jurídicas à Receita Federal. O sistema proporciona as principais tarefas a serem feitas de forma eletrônica. Funções como: processos de envio, recepção, validação, armazenamento e autenticação de documentos e livros relacionados ao contábil e fiscal das empresas.

A concepção do SPED Fiscal foi embasada na Lei 9.989/2000, que almejava o objetivo de prever a modernização da gestão tributária e aduaneira. Entretanto, a sua efetivação foi feita apenas em 2007, juntamente ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio do Decreto 6022/2007

O processo proporciona maior praticidade ao empreendedor, visto que ele pode simplesmente acessar o programa no computador e cumprir suas obrigações fiscais e contábeis. 

 

Para que serve o SPED Fiscal?

O objetivo do SPED é reduzir um pouco as burocracias que empresas brasileiras se deparam no país. A plataforma foi criada para simplificar os processos de obrigações de contribuição tributária, além de padronizar as informações federais, estaduais e municipais, e também facilitar a fiscalização dos órgãos reguladores.  

Graças à significativa redução da burocracia, o SPED Fiscal trouxe economias tanto em termos de despesas quanto de tempo.  Não sendo mais necessário aquele processo de imprimir toda papelada e preencher manualmente, visto que agora tudo é feito de forma eletrônica. Poupando o tempo do empreendedor e dos governos para identificar inconsistências. 

 

Vantagens do SPED Fiscal para a empresa

O SPED Fiscal proporcionou inúmeras vantagens para as empresas, simplificando processos que antes demandavam altos custos e tempo. Alguns dos benefícios mais notáveis incluem:

 

Redução de custos: A eliminação da necessidade de processos burocráticos manuais. Não se torna mais necessário fazer aqueles gastos absurdos com impressão de papéis do documento, deslocamento e espaço físico de armazenamento das pastas. Além de reduzir o número de profissionais que precisam para realizar essas tarefas. 

Agilidade nos processos: Como agora todo processo é feito com o auxílio da plataforma, não é mais necessário o processo de deslocamento. Quando não se tinha o SPED Fiscal, o processo era muito mais demorado, era necessário o deslocamento até a Receita Federal com todos os documentos, para somente depois de semanas ocorrer a validação. 

Produtividade nos processos: O SPED otimiza a rotina dos funcionários, aumentando a produtividade e a organização da equipe. Além disso, reduz os riscos de inconsistências nos dados, diminuindo as chances de multas e sanções.

 

SPED Fiscal integrado ao Sistema Impacto

Um sistema de gestão ERP, como o Sistema Impacto, proporciona uma integração completa com todas as áreas da empresa, tornando a coleta de dados e a automação dos processos uma vantagem considerável. Esse sistema opera em conformidade com as regras da legislação, o que é um grande benefício para os empreendedores. 

O Sistema Impacto, com seu módulo de SPED Fiscal, auxilia na realização de todas as rotinas fiscais e tributárias da sua empresa. Ele efetua cálculos e preenchimentos automáticos com base nas informações disponíveis, acelerando ainda mais todo o processo fiscal e, o mais importante, reduzindo as chances de erros que podem acarretar custos significativos.

Para conhecer mais sobre o Sistema Impacto, você pode clicar aqui. E para continuar por dentro desse universo de tecnologia e empreendedorismo, não deixe de seguir a TRS nas redes sociais e acompanhar nossa Newsletter.

 

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