Seções de artigo

    Devolução de mercadoria para o fornecedor

    Neste artigo, estaremos ressaltando uma devolução para o fornecedor. Para isto, deveremos fazer um Pedido de Venda, executar os passos e então, emitir a NFS (NF de Saída) como NF de Devolução.

    Para que possamos fazer um NF de Devolução para algo que compramos de um Fornecedor, devemos possuir uma Regra Fiscal do tipo “Saída” e criar um Cliente para o Fornecedor ao qual estamos fazendo a devolução.

    1. Regra Fiscal de Saída:

    Em Regras Fiscais > aba Navegar > no campo de busca, coloque %Dev% para que assim possamos verificar se existe uma regra fiscal de Devolução.

    Em seguida, clique na aba “Cadastrais”

    1. Na aba “Cadastrais”:

    Verifique se a Regra em questão é do tipo “Saída”. Pois, posteriormente se atribuirmos no Pedido de Venda uma regra fiscal do tipo “Entrada”, o sistema reportará o erro “Regra Fiscal Inválida”, devido ao fato de estarmos querendo atribuir uma regra do tipo entrada em um Pedido de Venda que é do tipo Saída.

    Além disso, verifique se a CFOP está corretamente atribuída.

    1. Na aba “Configurações”:

    Na opção “Finalidade” atribua, caso não esteja, a opção 4 – Devolução de mercadoria (por NF-e)

    1. Definindo o Fornecedor como cliente, caso este ainda não seja:

    No menu Cadastro > Fornecedor > selecione o Fornecedor ao qual será feita a Devolução > aba 3 – Crédito/Compras.

    No campo “Cliente”, verifique que há o número 1884, isto é, o cliente para esse Fornecedor já existe.

    Caso esteja 0, nas rotinas acima há um ícone em forma de boneco, basta clicar sobre que o Sistema irá criar o Cliente para esse Fornecedor e então, mostrará o número do cliente gerado na tela.

     

    Definindo o Fornecedor como cliente, caso este ainda não seja:

    No menu Cadastro > Fornecedor > selecione o Fornecedor ao qual será feita a Devolução > aba 3 – Crédito/Compras

    No campo “Cliente”, verifique que há o número 1884, isto é, o cliente para esse Fornecedor já existe.

    Caso esteja 0, nas rotinas acima há um ícone em forma de boneco, basta clicar sobre que o Sistema irá criar o Cliente para esse Fornecdor e então, mostrará o número do cliente gerado na tela.

     

    Fazendo um Pedido de Venda:

    • Basta atribuir o Fornecedor-cliente ao qual será feito a devolução no campo “Cliente”
    • Defina a “Espécie de Documento” como NFD – Nota Fiscal de Devolução
    • Ao atribuir os produtos ao pedidos, verifique se a Regra Fiscal (campo Regra) esta com a regra correta. Neste exemplo, utilizamos a regra 27, do tipo saída e CFOP e Finalidade do tipo Devolução. Caso tenha dúvida, consulte o início deste artigo.
    • Ao finalizar o pedido, basta executar o processo de liberação e então faturamento conforme Menu à esquerda.

    Após executar o passo a passo de liberação e geração da NFS, consulte se a os dados foram devidamente preenchidos.

     

     

     

    in DevoluçãoDevolução de mercadoria

    Artigos relacionados

    Você no controle do seu negócio
    Telefone

    11 2087-2852

    E-mail

    Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

    Av. Salgado Filho, 252, Centro
    Guarulhos-SP
    Guarulhos Office Tower, sala 1809
    CEP. 07115-000

    Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

    Paste your AdWords Remarketing code here