Devolução do Cliente
O que devemos ter para fazer um NF de Devolução, no qual o cliente esta devolvendo para a empresa
É preciso que exista uma Regra Fiscal de Entrada do tipo Devolução, Fornecedor como cliente e especificar na NF de Entrada a espécie com NFD.
Regra Fiscal: verifique se há uma regra fiscal de Devolução criada no sistema.
– Pergunte ao cliente se é a devolução está sendo feita para o mesmo estado origem ou não. Isso se deve ao fato de a taxa tributária cobrada ser diferente.
Na aba “Cadastrais”:
– Como estamos fazendo o recebimento de uma devolução de um produto de cliente p/ empresa, o “Tipo” deve estar atribuído Entrada.
Obs.: na NF de Entrada, se atribuirmos uma Regra Fiscal do tipo saída, o sistema reportará o erro “Regra fiscal inválida”.
– Outro ponto importante, se deve ao tipo de CFOP. Deve ser uma CFOP de devolução.
Aba “Cadastrais”:
– A “Finalidade” da regra fiscal deve ser atribuído 4 – Devolução de Mercadoria.
Como estamos recebendo o produto de volta de um cliente, devemos transforma-lo em fornecedor para dar entrada em nosso estoque.
Conforme imagem abaixo, selecionamento um cliente X e na aba “Crédito/Vendas”, verifique no campo fornecedor se há um código diferente de 0.
– Se o campo Fornecedor estiver com 0, siga para o passo 4 e crie um Fornecedor, será gerado o número, anote-o para uso posterior.
Nota Fiscal de Entrada:
– Conforme imagem abaixo, certifique que o Fornecedor atribuído é o correto, neste caso, transformamos o cliente X em Fornecedor
– Além do mais, altere a Espécie do Documento para NFD – Nota Fiscal de Devolução. Assim, basta adicionar os produtos e se necessário, na aba “NF-e Referenciada”, podemos atribuir a ID da NF que havia sido enviada ao cliente apenas para consulta posterior, caso necessário.