A carta de correção é um documento importante quando se trata de emissão de nota fiscal (NF). É um documento fiscal utilizado para corrigir erros de notas fiscais já emitidas.
A CC permite a correção de erros que foram preenchidos em um NF-e de maneira simples, evitando a necessidade de cancelar a nota e fazer uma nova emissão. Entretanto é necessário ter cuidados, pois existem alguns termos que não podem ser corrigidos.
No post blog de hoje fornecemos todas as informações que você precisa saber sobre a carta de correção, portanto continue a leitura!
O que é carta de correção?
A Carta de Correção é um recurso autorizado pela legislação brasileira para correção de erros em uma NF-e após ter passado o seu prazo de cancelamento. O prazo de cancelamento de uma Nota Fiscal Eletrônica é de 24 horas.
O documento CC-e possibilita a correção de informações básicas incorretas que não alteram o valor da operação ou as partes envolvidas. A receita federal delimita quais campos da NF-e podem ser ajustados, e é crucial respeitar essas restrições para evitar problemas fiscais.
O que pode ser corrigido com a carta de correção?
As informações que podem ser corrigidas na carta de correção não podem alterar a essência da transação. Portanto confira abaixo os pontos que podem ser corrigidos:
- Dados do endereço do destinatário (exceto se o destinatário for alterado);
- Correções simples nos dados da transportadora, como detalhes do endereço;
- Descrição do produto ou serviço, desde que não altere as quantidades ou valores;
- Inclusão ou correção de informações adicionais, que não altere o valor da nota, ou as características do produto ou serviço;
- Código fiscal (CFOP), desde que esteja dentro da mesma categoria tributária;
- Erros de ortografia e de digitação que não interfira nos valores ou nas partes envolvidas;
- Alteração da data de saída.
O que não pode ser corrigido?
Abaixo são os dados que não podem ser alterados na carta de correção:
- Alterar o valor total da NF-e;
- Modificar os dados do emitente ou do destinatário que alteram o endereço;
- Alterar a natureza da operação.
Todas as mudanças que causam a alteração do valor da NF ou do imposto da mesma, não é permitido. Portanto, o melhor caso é conferir cuidadosamente todas as informações de valores e imposto antes de emitir a Nota Fiscal.
Como fazer uma Carta de Correção de uma Nota Fiscal?
Para fazer a emissão da carta de correção da nota fiscal, primeiramente deve-se checar se a alteração que deseja fazer é permitida, após a verificação é necessário seguir esses 5 passos:
- Acesse o sistema que foi feito a emissão da NF-e;
- Selecione a NF-e que precisa de correção
- Procure pela função “carta de correção” e elabore o texto descrevendo o que precisa ser alterado;
- Envie a carta de correção à Sefaz e realize a impressão da mesma;
- Após a aprovação, guarde o comprovante de emissão.
Benefícios de Utilizar a CC-e
A carta de correção é uma ferramenta prática e de grande utilidade para correções ágeis e preventiva de maiores complicações fiscais. Aqui estão alguns dos seus principais benefícios:
- Agilidade: O tempo de solução é muito mais rápido do que o processo de cancelamento e emissão de uma nova nota.
- Redução de custos: Na maioria dos casos, o cancelamento de uma NF acarreta em multas e taxas adicionais, a correção previne esses custos.
- Evita transtornos: Ao corrigir erros sem a necessidade de uma nova emissão, evita-se também complicações logísticas e fiscais.
O post sobre como funciona uma carta de correção te ajudou? Assine a Newsletter da TRS Sistemas. Continue acompanhando conteúdos semanais sobre empreendedorismo, atualizações e tecnologia!