Diferença de DANFE e Nota Fiscal

Entre vários documentos que fazem parte da gestão contábil, existe o documento DANFE e Nota Fiscal, que acaba causando, por vezes, confusões.

Afinal, são documentos que andam juntos, mas que são diferentes. Então geram dúvidas sobre a diferença entre esses documentos. Entretanto, fique tranquilo pois é uma dúvida bem comum, por esse motivo preparamos este artigo. 

Neste artigo iremos abordar os seguintes assuntos:

  • O que é DANFE
  • O que é Nota Fiscal
  • Qual a diferença entre DANFE e Nota Fiscal

 

O que é DANFE e para que serve?

Muitas pessoas confundem o DANFE com Nota Fiscal, mas na verdade ele é um documento que auxilia a NF, como uma expansão. 

A finalidade desse documento é acompanhar o transporte de uma mercadoria até o seu destino, para assim auxiliar na identificação do produto.

 

O que é Nota Fiscal Eletrônica e para que serve?

A Nota Fiscal Eletrônica, conhecida também como NF-e, é um documento digital que substitui a nota fiscal em papel. 

Ela é utilizada para documentar a circulação e movimentação de mercadoria ou prestação de serviço, comprovando o processo de compra e venda. 

 

Qual a diferença entre DANFE e Nota Fiscal?

Agora que entendemos um pouco mais sobre o que é e para que serve DANFE e Nota Fiscal, podemos falar sobre as diferenças entre elas.

No que tange à validade jurídica, o DANFE não possui valor fiscal e jurídico, ao contrário da Nota Fiscal. 

Segundo os prazos exigidos pela Receita Federal, a Nota Fiscal deve ser armazenada por pelo menos cinco anos, enquanto o DANFE não requer arquivamento, embora seja recomendável guardar seu canhoto como comprovante de entrega. 

E o DANFE exige a impressão do documento para acompanhar a mercadoria e facilitar a fiscalização. Por outro lado, a Nota Fiscal pode ser enviada eletronicamente, sem a necessidade de impressão.

 

Conheça os tipos de Nota Fiscal

No mercado, existem diversos tipos de Nota Fiscal, mas nem todos são necessários para a sua empresa. A escolha depende dos serviços prestados e das operações realizadas. Para prestar uma maior explicação, você pode ler este artigo, onde esclarecemos quais os tipos de nota que existem no Brasil.

 

O Sistema Impacto, permite a geração dos principais tipos de Nota Fiscal, além do DANFE. Para saber mais sobre o ERP Sistema Impacto, clique aqui.

Não deixe de acompanhar os conteúdos da TRS Sistemas e ficar por dentro de todas as atualizações sobre esse universo de empreendedorismo e tecnologia.

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here