Existem alguns tipos de negócio que não compensa trabalhar com estoque. Seja por falta de espaço em armazenamento, questões de logísticas ou método de negócio. São nesses casos que vale a pena fazer dropshipping.
Afinal, esse modelo de negócio é baseado na entrega feita por um terceiro, ou seja, o lojista apenas fornece a plataforma e intermedia a compra entre consumidor e fornecedor. Sendo assim, o armazenamento, embalagem e logística de entrega são de inteira responsabilidade do fornecedor.
No post blog de hoje iremos abordar mais informações sobre vender por dropshipping, como colocar o método em prática e os seus principais desafios. Portanto, continue a leitura!
Como fazer Dropshipping na prática?
Preparamos um passo a passo para você entender a melhor forma de adotar esse método de vendas.
Faça uma análise do mercado
Como qualquer novo método de negócio que você vai adotar, o primeiro passo é analisar e estudar o mercado.
Análise como os seus concorrentes agem, se eles utilizam esse método e quais os principais fornecedores do mercado. Após, faça uma grande análise do comportamento dos seus consumidores e potenciais clientes, análise como o seu público pensa, age e recebe as informações quando vai fazer uma compra.
Dessa forma, estudar uma nova estratégia te proporciona mais chances de fazer um planejamento eficaz.
Encontre bons fornecedores
A escolha dos fornecedores que vão trabalhar com a sua empresa é o passo mais importante para vender por dropshipping. Eles serão os principais responsáveis pela qualidade do produto e cumprimento do prazo de entrega.
Portanto, pesquise muito bem antes de tomar uma decisão definitiva. Veja a reputação dessas empresas e como são reconhecidas no mercado. Após isso, feche negócio com eles de maneira clara, estabelecendo os acordos do nível de serviço, e definindo a responsabilidade de cada parte envolvida.
Dessa forma você se protege deixando todas as partes garantidas com o papel de cada um nessa parceria.
Escolha uma plataforma de vendas
Adotando o método de venda por dropshipping, é de suma importância investir no ambiente online para vender esses produtos.
Uma plataforma que retenha a atenção do consumidor e proporciona uma boa experiência de compra é importante para driblar o fato dos seus produtores estarem com um preço acima do normal.
Ofereça uma interface intuitiva, simples e funcional que proporcione uma boa experiência aos seus clientes.
Defina as políticas de trocas e devoluções
O código de defesa do consumidor declara que os clientes têm direito de desistir de uma compra feita por meios digitais em até 7 dias.
Portanto, as normas de devolução do seu fornecedor devem ser levadas em consideração para quando precisar ser aplicada na prática. É importante ter essa informação para poder aconselhar os seus clientes da melhor forma, evitando mal entendidos.
Divulgue o seu negócio
A divulgação da sua loja é outro aspecto que deve ter a sua atenção. A sua loja deve chegar aos clientes antes dos seus concorrentes, portanto é importante se diferenciar, e a melhor forma de fazer isso é apostando no marketing digital.
Seja ativo nas redes sociais e crie conteúdos, vídeos, artigos para blog, e-mail marketing, entre outras ações que chame a atenção e crie desejo nos seus usuários.
Não esqueça de criar um relacionamento com os seus clientes durante essa jornada de compra, aposte no atendimento e na geração de leads.
Desafios de vender por dropshipping
O método de negócio por dropshipping pode se tornar muito atraente pelo fato de vender sem estoque. Entretanto existe os seus desafios, e é importante descobrir eles antes de começar:
Controle de qualidade
Por você não ser o responsável por manusear o produto diretamente, a qualidade dele acaba não sendo uma garantia no envio do produto aos seus clientes.
Isso é um desafio no qual é importante monitorar e confiar na parceria com os seus fornecedores.
Margem de lucro baixa
Um dos critérios que os consumidores levam em consideração no momento de realizar uma compra, são os preços baixos. E para poder competir de igual para igual com a concorrência é necessário reduzir a margem de lucro, para ter preços mais baixos ou iguais à concorrência.
Concorrência acirrada
O varejo é um ambiente de vendas muito amplo e com concorrentes por todo Brasil, com essas informações já conseguimos imaginar a plenitude da concorrência.
E quando falamos da concorrência no universo de dropshipping, ainda temos que levar em consideração que os fornecedores também vendem os produtos para os seus concorrentes. Por isso a importância de construir uma marca forte.
Construção da marca
Falando em se diferenciar da concorrência, construir uma marca forte e autêntica se torna um desafio já que os produtos vendidos não são exclusivos e você consegue encontrar em outras lojas.
Responsabilidade
Problemas com fornecedores são comuns de acontecer uma vez ou outra, mas não podemos esquecer que ao vender por dropshipping o responsável dessa venda é inteiramente da sua empresa.
Portanto, quem deve responder, seja por reclamação, judicial ou comentários negativos nas redes sociais, é a sua empresa.
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