vender por dropshipping

Existem alguns tipos de negócio que não compensa trabalhar com estoque. Seja por falta de espaço em armazenamento, questões de logísticas ou método de negócio. São nesses casos que vale a pena fazer dropshipping

Afinal, esse modelo de negócio é baseado na entrega feita por um terceiro, ou seja, o lojista apenas fornece a plataforma e intermedia a compra entre consumidor e fornecedor. Sendo assim, o armazenamento, embalagem e logística de entrega são de inteira responsabilidade do fornecedor. 

No post blog de hoje iremos abordar mais informações sobre vender por dropshipping, como colocar o método em prática e os seus principais desafios. Portanto, continue a leitura!

 

Como fazer Dropshipping na prática?

Preparamos um passo a passo para você entender a melhor forma de adotar esse método de vendas

 

Faça uma análise do mercado

Como qualquer novo método de negócio que você vai adotar, o primeiro passo é analisar e estudar o mercado. 

Análise como os seus concorrentes agem, se eles utilizam esse método e quais os principais fornecedores do mercado. Após, faça uma grande análise do comportamento dos seus consumidores e potenciais clientes, análise como o seu público pensa, age e recebe as informações quando vai fazer uma compra.

Dessa forma, estudar uma nova estratégia te proporciona mais chances de fazer um planejamento eficaz.

 

Encontre bons fornecedores 

A escolha dos fornecedores que vão trabalhar com a sua empresa é o passo mais importante para vender por dropshipping. Eles serão os principais responsáveis pela qualidade do produto e cumprimento do prazo de entrega.

Portanto, pesquise muito bem antes de tomar uma decisão definitiva. Veja a reputação dessas empresas e como são reconhecidas no mercado. Após isso, feche negócio com eles de maneira clara, estabelecendo os acordos do nível de serviço, e definindo a responsabilidade de cada parte envolvida.

Dessa forma você se protege deixando todas as partes garantidas com o papel de cada um nessa parceria. 

 

Escolha uma plataforma de vendas 

Adotando o método de venda por dropshipping, é de suma importância investir no ambiente online para vender esses produtos. 

Uma plataforma que retenha a atenção do consumidor e proporciona uma boa experiência de compra é importante para driblar o fato dos seus produtores estarem com um preço acima do normal.

Ofereça uma interface intuitiva, simples e funcional que proporcione uma boa experiência aos seus clientes.   

 

Defina as políticas de trocas e devoluções 

O código de defesa do consumidor declara que os clientes têm direito de desistir de uma compra feita por meios digitais em até 7 dias.

Portanto, as normas de devolução do seu fornecedor devem ser levadas em consideração para quando precisar ser aplicada na prática. É importante ter essa informação para poder aconselhar os seus clientes da melhor forma, evitando mal entendidos.

 

Divulgue o seu negócio 

A divulgação da sua loja é outro aspecto que deve ter a sua atenção. A sua loja deve chegar aos clientes antes dos seus concorrentes, portanto é importante se diferenciar, e a melhor forma de fazer isso é apostando no marketing digital.

Seja ativo nas redes sociais e crie conteúdos, vídeos, artigos para blog, e-mail marketing, entre outras ações que chame a atenção e crie desejo nos seus usuários. 

Não esqueça de criar um relacionamento com os seus clientes durante essa jornada de compra, aposte no atendimento e na geração de leads.

 

Desafios de vender por dropshipping

O método de negócio por dropshipping pode se tornar muito atraente pelo fato de vender sem estoque. Entretanto existe os seus desafios, e é importante descobrir eles antes de começar:

 

Controle de qualidade

Por você não ser o responsável por manusear o produto diretamente, a qualidade dele acaba não sendo uma garantia no envio do produto aos seus clientes. 

Isso é um desafio no qual é importante monitorar e confiar na parceria com os seus fornecedores. 

 

Margem de lucro baixa 

Um dos critérios que os consumidores levam em consideração no momento de realizar uma compra, são os preços baixos. E para poder competir de igual para igual com a concorrência é necessário reduzir a margem de lucro, para ter preços mais baixos ou iguais à concorrência. 

 

Concorrência acirrada

O varejo é um ambiente de vendas muito amplo e com concorrentes por todo Brasil, com essas informações já conseguimos imaginar a plenitude da concorrência. 

E quando falamos da concorrência no universo de dropshipping, ainda temos que levar em consideração que os fornecedores também vendem os produtos para os seus concorrentes. Por isso a importância de construir uma marca forte.

 

Construção da marca

Falando em se diferenciar da concorrência, construir uma marca forte e autêntica se torna um desafio já que os produtos vendidos não são exclusivos e você consegue encontrar em outras lojas.

 

Responsabilidade

Problemas com fornecedores são comuns de acontecer uma vez ou outra, mas não podemos esquecer que ao vender por dropshipping o responsável dessa venda é inteiramente da sua empresa.

Portanto, quem deve responder, seja por reclamação, judicial ou comentários negativos nas redes sociais, é a sua empresa.

 

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