Quem trabalha com a venda de produtos, insumos ou matérias-primas sabe o quão importante é manter um inventário de estoque eficaz. Este é o método mais eficiente para a organização empresarial, prevenindo perdas devido ao vencimento de prazos ou discrepâncias entre compras e vendas e a quantidade armazenada. 

Para obter mais informações sobre inventário de estoque, seus benefícios e como criar um que seja eficiente para qualquer organização, continue lendo este artigo pois vamos discorrer mais sobre esse assunto.

 

O que é e para que serve o inventário de estoque?

O inventário de estoque é uma lista que deve conter todos os produtos, insumos e matérias-primas armazenados na empresa.  Essa listagem para ser eficiente, deve conter especificações de cada matéria, como: marca, funcionalidade, tamanho e prazo de validade, caso necessário. 

O inventário de estoque serve para se certificar que o produto realmente existe, ou seja, que você realmente tenha esses itens em estoques. Dessa forma, sua equipe consegue fazer um melhor gerenciamento.

Ele pode ser elaborado de diversas maneiras, como o uso de papel e caneta, planilhas no Excel ou um sistema de ERP, que é um sistema empresarial integrado com diversas áreas da empresa.

 

Quais os benefícios de um inventário de estoque

Um inventário de estoque bem elaborado proporciona vários benefícios para a empresa. Para uma compreensão mais clara, apresentamos quatro das principais vantagens:

  • Planejamento: Um bom planejamento se baseia em números e dados, ter um inventário te daria métricas eficientes para planejar futuras compras, ou até mesmo ações de vendas, a fim de zerar algum item com próxima data de validade.
  • Custos reduzidos: Ele irá auxiliar em tomadas de decisões para compras futuras, reduzindo os custos ao evitar compras de itens que já tem em excesso. 
  • Exatidão nas informações: Como citamos, um inventário de estoque tem todas as especificações dos produtos armazenados, e isso é importante para evitar problemas com a contabilidade, fiscalização e auditoria.
  • Atendimento ao cliente eficaz: Um inventário ajuda a evitar problemas com os clientes, como atrasos na entrega ou a insatisfação devido à falta de produtos.

 

Como fazer um Inventário de estoque 

Agora que entendemos a importância do inventário de estoque, vamos abordar os quatro passos fundamentais para realizá-lo.

 

Passo 1: Escolha uma data

A escolha da data para realizar o inventário deve ser cuidadosamente planejada. É ideal selecionar um dia com movimento mínimo, tanto de entrada quanto de saída de produtos, pois a contagem não deve ser interrompida. Reserve um horário específico para garantir que não ocorram perdas de vendas ou interrupções na produtividade da equipe.

 

Passo 2: Organização do espaço

Mantenha o espaço onde vai ocorrer a contagem do estoque organizado e limpo. Sujeira ou bagunça pode atrapalhar ou até danificar o produto. Portanto, certifique-se de que os itens sejam armazenados de forma adequada.

 

Passo 3: Categorização e codificação 

Para manter a organização e facilitar o inventário de estoque, é essencial categorizar os produtos (por exemplo, alimentos, eletrônicos, roupas, etc.) e implementar um sistema de codificação para cada item.

 

Passo 4: Use a Tecnologia

Embora seja possível realizar um inventário de estoque manualmente com papel e caneta, esse método pode resultar em erros e não ser eficaz em todas as situações. A tecnologia pode ser uma aliada nesse processo.

 

Um sistema ERP é a escolha ideal para gerenciar o inventário de estoque, pois integra todas as áreas da empresa, incluindo compras e faturamento, que têm impacto significativo no estoque. Esse sistema otimiza todo o processo de inventário, permitindo a codificação de itens desde o momento da compra até o faturamento.

O Sistema Impacto é um sistema ERP que permite fazer o acompanhamento de toda vida útil do produto, aumentando a produtividade da sua equipe e evitando falhas e erros que são comuns de acontecer no dia-a-dia. Para saber mais sobre o sistema impacto, clique aqui.

 

Agora que você já sabe os benefícios que o inventário de estoque traz. Continue ligado nas novidades da Newsletter da TRS.

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here