Estratégias para Reduzir Custos da Empresa

Reduzir os custos de uma empresa é uma tarefa desafiadora para todo empreendedor. Certamente, você já se deparou com decisões cruciais em relação às finanças, como a suspensão de investimentos em campanhas devido à falta de verba ou o atraso de pagamentos devido à desorganização.

Gerenciar as finanças não é tarefa fácil, e além de estabelecer um fluxo organizacional para esse setor, é crucial aplicar técnicas com o objetivo de otimizar os custos da empresa. Essas estratégias podem melhorar o desempenho do financeiro.

Neste artigo, apresentaremos cinco dicas para serem aplicadas na rotina do dia-a-dia da sua empresa, com a intenção de diminuir os custos. Portanto, continue a leitura!

 

Conheça os Tipos de Custos da Empresa

Antes de tomar medidas para redução de custos, é essencial compreender os diferentes tipos de despesas existentes em uma empresa. Despesas que podem ser categorizadas em dois grupos:

Custos variáveis: Aqueles que aumentam ou diminuem de acordo com a produção ou venda. Ou seja, depende se a empresa vende mais ou menos, ele está vinculado a despesas como: Comissão, mão de obra, matéria-prima.

Custos fixos: Despesas que persistem independentemente do desempenho da empresa, como aluguel, impostos e salários de funcionários.

 

Dicas Práticas para Diminuir os Custos da Empresa

Agora que compreendemos os tipos de custos que existem em toda empresa, vamos explorar cinco dicas práticas que vão te ajudar a diminuir as despesas. 

 

Estabeleça um Orçamento Mensal

Inicie implementando um orçamento mensal que orientará todas as decisões financeiras. Liste todas as despesas, independentemente da regularidade, e esteja preparado para cada uma delas. Antes de qualquer ação financeira, registre e organize suas despesas no orçamento mensal.  

 

Adapte-se ao Digital 

Antigamente era muito comum escritórios com salas lotadas de pastas e papéis, pois era a forma que os documentos e informações importantes eram armazenados, mas com a era digital já podemos mudar isso.

Se colocarmos na ponta do lápis o quanto uma empresa pode gastar só com papel, você vai se surpreender com a quantidade de dinheiro jogado fora. Diminuindo esse recurso, é possível poupar um bom valor.

Hoje podemos digitalizar qualquer informação ou documento importante, e armazená-lo em nuvem, deixando-o ainda mais seguro.

 

Diminua a Rotatividade da Equipe

Isso é algo que pode ser implementado na cultura da empresa, que além de diminuir custos, vai gerar mais produtividade na equipe.

Se você já analisou o seu financeiro, deve ter percebido como é “caro” contratar e demitir um funcionário. Encontrar candidatos muitas vezes exige investimento da captação até a contratação. E o mesmo vale para saída de um funcionário, por conta do pagamento de todo benefício ou multa.

Aplique a cultura de desenvolver os talentos da sua empresa, faça com o que os seus funcionários se sintam felizes e desejem permanecer na empresa, aplique treinamento e crie plano de carreiras.

 

Crie uma Reserva de Emergência 

Uma reserva emergencial é útil em qualquer situação, seja empresarial ou pessoal. A reserva é um valor reservado apenas para casos de emergência, como uma crise econômica. Inclua um valor específico no orçamento mensal para evitar dívidas causadas por falta de recursos durante essas crises.

 

Conte com a Tecnologia para Organização

Na era digital que estamos hoje, encontramos diversas ferramentas, serviços e sistemas que podem te auxiliar em todo processo de organização, a fim de reduzir custos.

Sabemos que organizar a área financeira não é um processo tão fácil, exige muito conhecimento para não esquecer nenhum detalhe, por isso contar com um auxílio tecnológico pode ser a solução mais inteligente. 

Investir em um sistema ERP pode ser uma solução que vai te poupar muitos custos desnecessários. O Sistema Impacto, por exemplo, consegue gerenciar toda área financeira, recursos humanos e entre outros departamentos, que vão poupar sua empresa de fazer gastos desnecessários. Além de conseguir gerar relatórios que são essenciais para análises e melhorias. 

Para conhecer mais sobre o Sistema Impacto e baixar um PDF com todas as informações que o sistema oferece, você pode clicar aqui. Não deixe de acompanhar as redes sociais da TRS Sistemas e se manter informado nesse universo de empreendedorismo e tecnologia.

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here