Devido ao crescente desenvolvimento da tecnologia na atualidade, podemos perceber o surgimento de ferramentas e sistemas cada vez mais adotados pelas empresas, a fim de contribuírem com a competitividade.
No entanto, com o uso de sistemas, nasce a necessidade de proteger os dados que são gerados e compartilhados — seja por consumidores, clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores etc.
E nesse quesito, nasce a LGPD como incentivo à segurança desses dados, porém com medidas e ações legais. No entanto, apesar de ser um assunto amplamente discutido na atualidade, muitas marcas ainda não entendem o seu conceito e a sua importância para a segurança.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre a LGPD.
Afinal, o que é LGPD?
Em geral, podemos definir que a LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados) nada mais é do que um marco importante e, sobretudo, legal em relação à proteção, tratamento e uso de dados pessoais. Atualmente, a lei possui cerca de 10 artigos com 65 capítulos.
De maneira prática, essa legislação determina a maneira em que as informações pessoais devem ser administradas pelas empresas, sejam elas do setor privado ou público.
Quando a LGPD foi criada?
Sendo originada pelo episódio de vazamento de dados causado pelo Facebook, em um momento de eleições nos EUA, a LGPD acabou tendo uma influência direta sob outra legislação parecida: GDPR (General Data Protection Regulation).
De maneira prática, já sabemos que essas leis já estão em vigor em diversos países, como a União Europeia, que de certa forma, acaba afetando marcas brasileiras que realizam negócios com empresas estrangeiras.
Ouvimos bastante a questão da proteção dos dados quando assunto gira em torno da LGPD, que muitas vezes acabamos não sabendo de fato o que o termo significa — ou qual é a sua definição. Logo, um dado é basicamente qualquer tipo de informação a um indivíduo que possa, de maneira isolada ou até mesmo em conjunto com outros tipos de dados, definir uma identidade.
Então, esses dados podem ser:
- Endereço;
- Nome;
- E-mail;
- Número de documentos;
- Telefones de contato;
- Dados de cadastro.
Por que a LGPD é tão importante?
Essa lei vem de um cenário extremamente oportuno para os negócios, já que fornece a oportunidade de preencher uma lacuna legal, evitando outros processos que incluam o mau uso de dados pessoais.
Logo, entendemos que a sua regulamentação serve basicamente como uma tentativa de poder realizar uma organização ainda mais efetiva de uma esfera que, anteriormente, era regulada somente por leis pouco específicas e esparsas.
Portanto, para empresas que trabalham com campanhas digitais, por exemplo, é crucial entender os moldes desta lei para evitar quaisquer tipos de danos à imagem, inclusive as multas legais.
Gostou desse artigo? Conforme vimos, a LGPD é de suma importância para a segurança e tratamento de dados pessoais, especialmente por empresas que trabalham com estratégias de marketing para coletar dados de clientes para planejar melhor as campanhas e resultados em vendas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a LGPD, que tal ficar por dentro desse assunto? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.