Todo empreendedor pensa todos os dias em estratégias e planos para aumentar suas vendas. Afinal, é isso que faz uma empresa se movimentar, sem entrada de dinheiro o negócio acaba se tornando uma bola de neve de dívidas.
Que tal começarmos em 2024 com as estratégias engatilhadas para vender muito nesse novo ano? Neste artigo iremos te dar algumas estratégias e dicas para você alavancar suas vendas, portanto continue a leitura!
Como criar uma estratégia de vendas
Uma estratégia de vendas nada mais é do que um planejamento estratégico para fazer você atingir suas metas de vendas.
Por exemplo:
Quando uma empresa deseja aumentar suas vendas, ela pode optar por duas alternativas, explorar sua base de clientes e trabalhar novas oportunidades de negócio, ou/e prospectar novos clientes.
Ambas estratégias podem ser feitas juntas, basta dividi-las entre sua equipe e estipular uma meta para cada colaborador.
A estratégia nesse caso é o plano para isso acontecer, como comunicar entre vários canais, sendo eles, a base de clientes, redes sociais, anúncios patrocinados, entre outros.
7 dicas para aumentar as Vendas em 2024
Preparamos sete dicas que vão te ajudar nas suas estratégias de vendas do próximo ano, e consequentemente aumentar o faturamento da sua empresa.
1. Conheça bem o seu público alvo
Isso pode parecer mais do mesmo, mas o básico funciona, e funciona muito bem. O maior erro dos negócios hoje em dia, é achar que quanto mais pessoas verem os seus produtos ou serviço, mais irá vender. Mas a verdade é que você pode estar gastando os seus recursos com um público que não irá consumir o seu trabalho.
A comunicação efetiva com o público deve ser sempre com o viés de solucionar as dores dele, e para isso é necessário você conhecer bem o seu público alvo, e prever os seus problemas e soluções.
Dessa forma a comunicação fica muito mais fluída, e a sua marca vira autoridade no mercado.
2. Invista na Capacitação de Sua Equipe
Um atendimento diferenciado e humanizado, é um dos principais fatores que fazem o seu público comprar de você de forma recorrente, e além disso, indicar o seu trabalho. O seu produto ou serviço pode ser bom, mas ele não é o único do mercado.
Invista em treinamentos de vendas, e recompense a sua equipe pelo bom trabalho, além de monitorar com frequência o atendimento, para identificar onde pode melhorar. Um bom atendimento retém o cliente, e traz mais vendas de forma orgânica, e tudo isso fazendo o básico: Tratando o cliente bem.
3. Explore diferentes canais de vendas
Quanto mais canais de vendas você tiver, mais chances de fechar negócio. Mas também é importante você entender onde está o seu público, para investir nos canais que te darão resultado.
Faça uma pesquisa, analise o comportamento dos usuários e invista em canais de comunicação.
Hoje os meios de divulgar a sua empresa são muito mais acessíveis, você consegue fazer campanhas através do marketing digital, se mostrando presente em redes sociais como: Instagram, TikTok, blog e entre outros.
Mas se for viável para sua empresa, você também pode investir em mídias tradicionais como propagandas na TV, rádio ou impresso.
4. Priorize o Pós-Venda
O pós venda é tão importante quanto a venda. Lembra quando falamos lá em cima sobre investir na sua equipe? Isso trará um grande efeito no seu pós-venda!
Por isso, após todo final de atendimento, peça um feedback e crie uma pesquisa de satisfação para possíveis melhorias. Isso ajudará a fidelizar os seus clientes e ajudar em futuras compras.
Dica Extra: Use um CRM para conseguir se organizar e registrar todos os atendimentos e vendas realizados. Dessa forma você consegue se programar e chamar o cliente novamente em períodos estratégicos, como uma data de aniversário.
5. Trabalhe a favor do calendário
Datas comemorativas é um modelo nacional, que se torna uma estratégia eficaz por ser de conhecimento geral.
Por isso se atente às datas que têm maior movimentação, e crie campanhas personalizadas que cativem o público. Você pode também criar promoções para se tornar mais atrativo.
6. Acompanhe as Tendências do Mercado
Estar atento às tendências é algo que pode potencializar e viralizar a sua marca, então adapte ela ao seu modelo de negócio.
As tendências geralmente surgem nas redes sociais, então é importante você monitorar e aproveitar o momento para lançar um produto que tenha essa novidade, ou divulgar sua marca de uma forma criativa.
7. Utilize um ERP para facilitar a rotina
Nós não poderíamos falar sobre aumentar as vendas sem falar sobre tecnologia. Um sistema ERP conseguiria auxiliar sua equipe em diversas tarefas do dia-a-dia, um CRM no qual citamos acima é um exemplo sobre.
Com um sistema de gestão se torna fácil analisar os resultados de forma constante, para melhorar as ações que estão sendo desenvolvidas. Além de ser perfeito para gerenciar tarefas comuns relacionadas a vendas, como: Gerenciar o estoque, emitir nota fiscal, controlar contas a pagar e a receber, entre outros fatores.
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