Como aproveitar o dia do Comerciante para vender mais

O dia do comerciante é comemorado anualmente no dia 16 de Julho. Essa data comemorativa foi criada em 1953 pela Lei n° 2.048 como uma iniciativa de homenagear todos os trabalhadores que atuam na área de comércio, ou seja, vendas de produtos ou serviços. 

O comércio é um dos trabalhos mais antigos no mundo, e um grande responsável pelo desenvolvimento econômico do país. O motivo da data de comemoração ser nesse dia, é graças a data de nascimento do economista, jurista e político baiano José Maria da Silva Lisboa. Conhecido como deixar um legado em prol do desenvolvimento e independência do país.

 

Estratégias para vender mais no dia do comerciante 

Quando falamos sobre parabenizar os comerciantes do Brasil, nada mais vantajoso do que aumentar as suas vendas. Pensando nisso, separamos 5 estratégias que vão ajudar a sua empresa a faturar mais na semana do comerciante:

 

1. Retenha a atenção do consumidor

Para vender mais, você precisa se destacar, e datas sazonais são uma ótima oportunidade para sair da curva e chamar a atenção do consumidor. Existem duas estratégias para chamar a atenção do consumidor e se destacar dos seus concorrentes. 

Promoções e descontos: Nada como uma promoção ou cupom para chamar a atenção do consumidor, afinal, quem nunca parou para ver uma loja que está com a placa LIQUIDAÇÃO na fachada?! Para chamar a atenção dos seus consumidores, você pode criar o dia, semana ou mês do comerciante, oferecendo promoções e descontos. 

Para vendas no e-commerce, você também pode optar por uma estratégia como arcar pelo frete, dessa forma não altera o valor do produto. 

Pacotes e combos promocionais: Se mexer diretamente no valor dos seus produtos não é uma opção para você, ou se você deseja se destacar de uma forma mais criativa, você pode optar por criar “combos de produto”.

Agrupe produtos que tenham relação ou se complementam de alguma forma, assim você cria pacotes especiais e aumenta o seu ticket médio. 

 

2. Aumente o alcance com parcerias 

Se você deseja fugir um pouco do comum e ter resultados, pode aproveitar a época e fazer uma ação com parcerias. A escolha da parceria pode ser uma empresa que complementa os produtos ou serviços que você oferece, ou um influenciador que seja referência no seu nicho. 

Independente do parceiro que você escolher para essa ação, é importante ter relação com o público alvo que você deseja atingir. Com essa estratégia você pode aumentar o seu faturamento, criar potenciais novos clientes e aumentar a visibilidade da sua marca.

 

3. Marketing de antecipação 

Você conhece o gatilho de antecipação? Consiste em estimular o público em relação a algo que vem por aí. Você cria uma expectativa nos seus espectadores, seja pelas redes sociais através de conteúdos atrativos e em vídeos, como também por e-mail marketing. 

É como “preparar o terreno” para falar sobre alguma novidade, lançamento ou ação especial. Dessa forma você desperta uma expectativa nos seus consumidores, criando curiosidade.

 

4. Cuide do pós venda

Para aproveitar bem as suas ações e colher frutos após passar esse período de grande fluxo de vendas, é importante se atentar ao seu atendimento pós venda. Crie estratégias que mantenham um atendimento pós venda aos seus consumidores, com a intenção de fidelizar essa nova carteira de clientes. 

Você pode adotar algumas estratégias diferentes como: cartão fidelidade ou cashbacks. Ou priorizar o atendimento pós compra, tornando-o impecável. Para manter o contato ativo de forma que não seja invasivo, utilize o e-mail marketing, enviando novidades e informações que sejam de interesse do consumidor. 

 

5. Conte com a tecnologia

Não podemos esquecer que para vender mais, é necessário ter uma estrutura. Se isso não estiver bem sólido na sua empresa, não vai ser possível ter 100% de sucesso em qualquer ação.

Portanto, conte com a tecnologia para aprimorar a sua estrutura. O Sistema Impacto é um ERP que concilia toda a sua empresa, através de uma única plataforma. Com o sistema, é possível gerenciar setores fundamentais, como estoque, vendas, financeiro, faturamento, comercial e produção.

A tecnologia pode auxiliar a sua gestão e otimizar o tempo dos seus colaboradores com tarefas simples do dia a dia, como:

 

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