14 dicas para melhorar o seu varejo e vender mais
Você está tendo dificuldades para melhorar o seu varejo e com as vendas? Podemos te ajudar com estratégias simples e fácil de implementar. Selecionamos 14 dicas para melhorar seu varejo e você vender mais. E adivinha, você não vai precisar investir quase nada (ou nada).
Ahh no finalzinho tem uma dica bônus, para fazer suas redes sociais bombar.
Vamos lá para as 14 dicas melhorar seu varejo e você vender mais:
1) Humor
Uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção, ainda mais quando o mundo vive um momento de grande instabilidade. Nada mais atual do que levantar o astral do consumidor.
2) Abaixo à poluição visual
Lojas carregadas de cartazes não funcionam mais! Portanto, o segredo é mostrar a informação relevante e assim chamar a atenção do consumidor. Incentive por meio da comunicação o aumento do tíquete médio: oferte kits promocionais (como ‘leve três e pague dois’) e descontos especiais para portadores de cartão fidelidade.
3) Ofertas variadas
Movimentar a ponta de estoque é uma das formas para atrair o consumidor em tempos de crise. As ofertas devem mudar de perfil a cada semana. Se o cliente frequentar a loja semanalmente, encontrará uma oferta diferente em cada visita. Lembre-se: para garantir o resultado esperado, a promoção deve ter hora para começar e acabar, caso contrário, compromete a rentabilidade e não causa impacto.
4) Pontos nobres
O metro quadrado da loja tem que render muito. Pense em como gerenciar o fluxo de pessoas a seu favor, conduza o cliente para os pontos mais quentes da loja. São essas áreas que receberão os produtos mais rentáveis e os kits promocionais ou itens de descontos imbatíveis e mais agressivos.
5) Embalagem
Quanto menos desperdício, melhor! Evite o excesso de caixas e cartuchos e aposte em embalagens certa na medida certa.
6) Nova linha
Pense em criar ou adicionar nova linha de produtos mais em conta, para atender o consumidor disposto a gastar menos e ainda conquistar outras fatias de mercado.
7) Parcerias locais
Uma boa forma de ampliar os pontos de venda sem nenhum investimento adicional é realizar parcerias com outros varejistas. Como resultado, isto pode ser um canal para aumentar suas vendas. Exemplo: o vale-presente de sua loja pode ser comercializado outros estabelecimentos, como no supermercado, na floricultura, na livraria ou em qualquer outro ponto de circulação mais próximo de seu público-alvo.
8) Venda cruzada
O cliente hoje espera sempre resolver um problema e não busca apenas mais um produto. Faça como os supermercados: use e abuse da chamada venda cruzada. Exemplo: no mesmo lugar em que está o macarrão também podem ser oferecidos o molho de tomate e o queijo ralado. A receita vale para todas as categorias, principalmente para moda, beleza e decoração.
9) Parcerias com fornecedores
Faça parcerias com seus fornecedores para, por exemplo, realizar uma promoção exclusiva. A iniciativa permitirá oferecer ao consumidor produtos e serviços mais em conta.
10) Surpreenda o consumidor
Ofereça mais do que o cliente espera. Para isso, não é preciso investir muito. Por exemplo, alguns pets shops se inspiram nas novelas para adornar os cães que tosam e dão banho. Usam acessórios baratos, como adesivos brilhosos e fitas. Os donos ficam encantados. As pessoas querem ser mimadas!
11) Não abandone seu cliente
Os clientes, muitas vezes, abandonam a empresa nem tanto pelos problemas de produtos e preços, mas sim, porque as empresas deixam de falar com eles com certa frequência. Mais do que em qualquer outro momento, hoje um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo. Por isso, mantenha contato com seus clientes de forma regular. Isto gera confiança e vendas.
12) E-mail marketing
É uma ferramenta barata e eficiente e serve para informar o cliente sobre promoções e novidades. No entanto, poucas empresas usam o e-mail marketing para conhecer melhor os hábitos e as preferências do público-alvo, algo essencial nos dias de hoje. Faça pesquisas. Mas tome cuidado para que as ações não sejam invasivas ou, pior, afastem a clientela.
13) E-commerce rápido e fácil
O consumidor costuma desistir da compra online quando tem que preencher várias fichas cadastrais, responder a uma infinidade de questões e passar por várias telas até concluir a operação. Diminua o número de etapas a serem percorridas entre a escolha do produto e a finalização da compra, além de solicitar apenas as informações cadastrais realmente necessárias. Verifique principalmente a questão da mudança de página quando do pagamento por cartão de crédito. Grande parte das desistências de compras ocorre neste momento. Assim, o diferencial é criar sites menos complexos e fáceis de navegar.
Também é preciso estar nas redes sociais. O Facebook, blogs, Youtube, entre outros, ajudam a saber o que o cliente pensa sobre seus produtos e serviços. Use as redes sociais a seu favor, pois além de multiplicar o poder de reconhecimento da sua marca, ajudam você a vender mais.
14) Na ponta do lápis
Saiba quais são os produtos que mais giram;
Acima de tudo, é importante concluir boas negociações com os fornecedores e fazer compras programadas alinhadas com o monitoramento do estoque.
Dica BÔNUS
É importante ficar atento as notícias do momento, principalmente em que o público está mais comentando nas redes sociais. Aproveite esse momento e crie post relacionando a sua marca com esse assunto. Um exemplo muito legal é o BBB21. Olha só o que a revista EXAME falou sobre isso:
“Especialistas em redes sociais apontam o programa de televisão como uma oportunidade de falar com os consumidores mesmo quando não patrocinam o reality. O time de marketing do Twitter Brasil, por exemplo, preparou um documento com dicas como: “A Claro usou vários memes e frases memoráveis de edições antigas do Big Brother Brasil na sua comunicação” e “Sabendo o dia da prova do líder, por exemplo, o PicPay aproveitou para interagir com as pessoas perguntando qual era o palpite delas sobre o tema da prova”.BBB 21: recorde de patrocínios, estratégias e como engajar sem patrocinar”
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