Quando a intenção é vender pela internet, você já deve ter se deparado com essas palavras, E-commerce e Marketplace, e possivelmente podem ter surgido dúvidas sobre a diferença entre esses termos. 

Por isso mesmo neste artigo iremos abordar o conceito de cada um, e esclarecer suas principais diferenças, portanto continue a leitura!

 

O que é E-commerce e Marketplace?

E-Commerce significa comércio eletrônico, no qual representa todas as transações de vendas feitas pela internet. Esse é um dos conceitos dessa palavra, mas também tem outra definição mais específica na qual vamos explicar a seguir.  

 

E-commerce: Usamos o termo E-commerce quando queremos nos referir à loja virtual. Que são empreendedores que têm um modelo de negócio com uma plataforma própria online. 

O lojista faz todo trabalho, com a hospedagem do site, catálogo de produtos, controle de pedidos, estoque e entrega.

 

Marketplace: Já o Marketplace é vinculado totalmente com terceiros, ele depende de plataformas – como Mercado Livre, Amazon – que são utilizadas por outros lojistas também. 

É como um shopping center virtual, os seus produtos são expostos dentro de uma plataforma, com outras marcas, e você compete com a melhor oferta.

 

Principais Diferenças Entre Marketplace e E-commerce?

Para entender quais são as suas principais diferenças, vamos comparar seis critérios que são de extrema importância para todo empreendedor que está pensando em começar a vender online.

 

1. Investimento

O Marketplace é uma excelente opção para aquele empreendedor que está começando a investir e não tem muita verba. 

Ele conta com uma plataforma completa, com todos os ambientes necessários para fazer a venda. Sem precisar colocar algum tipo de investimento para criação de página, catálogo personalizado, integrações, segurança e entre outros aspectos. Você economiza em investimento de verba e tempo. 

Já no E-commerce é preciso providenciar todas essas soluções, sempre visando pela melhor experiência do seu cliente, e consequentemente o investimento.

 

2. Marketing e Alcance

Marketplaces geralmente são bem conhecidos, e possuem amplo alcance devido aos investimentos em marketing próprio. Então é ótimo para aqueles lojistas que querem fazer vendas para o Brasil todo. 

Em contraste, o e-commerce demanda esforços adicionais em marketing para se destacar entre lojas online, resultando em um processo mais demorado para se tornar conhecido pelo público.

 

3. Concorrência

Se por um lado temos o marketplace com um amplo público, também temos vários concorrentes que anunciam produtos semelhantes ao seu, então se torna uma plataforma muito concorrida. Portanto, se destacar entre todos, se torna um grande desafio.

Por outro lado, no e-commerce o cliente só encontra os seus produtos, e o seu espaço para falar sobre os benefícios dele é ilimitado. Para buscar produtos semelhantes ao seu, o usuário teria que procurar em outros sites.

 

4. Fidelização de clientes

Um e-commerce consegue desenvolver diversas estratégias para fidelizar aqueles clientes que compram no seu ambiente. Um exemplo disso é o envio de e-mail marketing para todos que já navegaram no seu site.

Já no marketplace, por ter um amplo espaço com diversos concorrentes, torna mais difícil a fidelização.

 

5. Personalização

Um site próprio da sua loja você consegue personalizar da forma e cores que deseja, além de conseguir oferecer benefícios e condições especiais aos seus clientes.

Já um marketplace tem uma plataforma limitada para qualquer tipo de personalização. Todos os anúncios, promoções e ofertas costumam ser padronizados para todas as lojas.

 

6. Lucro

Anunciar em um marketplace muitas vezes é necessário pagar uma mensalidade, além de ser cobrado comissão a cada produto vendido. 

Já no E-commerce todo valor de um item vendido se torna seu, para você usar como desejar.

 

Mas é claro que para entender qual é mais vantajoso para sua loja, é necessário fazer uma análise com alguns prós e contras. E discutir de acordo com as opções e ferramentas que você tem disponível para o seu negócio. 

 

Decisões Estratégicas: Conte com o Sistema Impacto

Independente da escolha de negócio após análise, lembre-se que a gestão eficiente da sua empresa é o que vai ditar suas decisões.

Começar a empreender no virtual é de extrema responsabilidade, no qual é necessário se comprometer com questões como: fornecedores, estoque, controle financeiro e entre outros aspectos. Por isso contar com um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é essencial para qualquer tomada de decisão. 

 

O Sistema Impacto da TRS é um dos mais completos ERP do mercado, que atende clientes de vários segmentos, incluindo e-commerce e aqueles que trabalham com marketplace. Para saber mais sobre esse sistema e como adquirir, você pode clicar aqui e baixar nossa apresentação comercial com mais informações.

 

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