Taxa de comissão de vendas

Se você trabalha com vendas, deve saber que a comissão é um dos maiores incentivos para os vendedores. Muitas vezes a comissão é responsável por impulsionar as vendas da empresa.

Entretanto é importante ter o conhecimento sobre esse assunto, e principalmente o controle assertivo dos valores que serão repassados aos vendedores. Portanto, no post blog de hoje falaremos sobre os tipos de comissão de venda e como automatizá-lo com o Sistema Impacto. Continue a leitura!

 

O que é comissão de vendas 

A comissão de vendas é uma forma que as empresas usam para remunerar uma venda de produto ou serviço realizado. É um valor adicional que o profissional recebe, com base no número de vendas realizadas, ou pelo seu desempenho. 

As empresas buscam realizar essa remuneração principalmente nos setores comerciais. Esse comissionamento muitas vezes acontece como uma forma de incentivar uma melhor performance de vendas. Ou seja, é um incentivo para que as vendas sejam impulsionadas, e a empresa fature mais. 

 

Como funciona a comissão de vendas 

Como falamos, a comissão de vendas é uma forma de remunerar os vendedores com um percentual de acordo com as vendas realizadas. Isso pode acontecer de algumas formas, como remunerar variando o percentual com o produto ou serviço vendido, a remuneração também pode ocorrer por desempenho individual de cada colaborador, ou por departamento. 

Tudo depende da estratégia que a empresa deseja adotar. O comissionamento pode acontecer para impulsionar as vendas, reconhecimento da equipe ou por desempenho individual. 

 

Tipos de comissão de venda

Existem alguns tipos de comissão, no qual pode se adequar para a sua estratégia de recompensa aos colaboradores. O melhor tipo de comissão, depende da sua decisão de comissionar por produto vendido, performance ou por reconhecimento.

Separamos os principais tipos de comissão de vendas que você pode utilizar para sua empresa:

 

Comissão Pura:

Trata-se de um arranjo de remuneração em que a maior parte, senão toda, a compensação mensal é obtida por meio de comissões. Geralmente, há um valor mínimo garantido, que corresponde ao piso salarial da categoria ou ao salário mínimo.

 

Comissão por Meta:

Neste modelo, o pagamento de comissões é desencadeado pela conquista de metas específicas pelo vendedor. Por exemplo, o vendedor pode receber uma bonificação de R$ 2.000,00 assim que alcançar um novo cliente.

 

Comissão por Venda:

Esta é uma das modalidades mais comuns, na qual o vendedor recebe um percentual fixo sobre cada venda realizada. Os pagamentos podem ser incorporados ao salário mensal ou feitos individualmente para cada venda.

 

Comissão por Faturamento Bruto:

Este tipo de comissão é calculado com base na receita bruta da empresa, desconsiderando os custos. Para determiná-lo, é necessário conhecer o faturamento bruto da empresa, a parcela que o vendedor contribuiu e aplicar a porcentagem acordada da comissão.

 

Comissão por Margem de Lucro:

Neste caso, a comissão é calculada com base no lucro gerado pela empresa durante um período. Geralmente, este formato requer cálculos mais complexos, envolvendo o conhecimento do fluxo de caixa atualizado e do lucro registrado para determinar o valor da comissão.

 

Comissão por Recebimento:

Esta modalidade é comum em negócios de assinatura recorrente, como clubes de assinatura. Nestes casos, o pagamento não é integral no momento da compra, mas sim de forma recorrente, baseado nos recebimentos periódicos das assinaturas.

 

Como funciona a comissão de vendas pelo Sistema Impacto

Todo processo de porcentagem de comissão para cada produto vendido, ou por performance, parece ser bem complicado de colocar em prática. Mas nesse caso, um sistema ERP consegue ajudar de forma eficiente e automática, para que esses cálculos sejam feitos dentro do pedido de vendas.

 

O Sistema Impacto permite cadastrar a forma de comissão para cada vendedor, facilitando uma grande parte de todo esse processo.

 

Para aquelas empresas que optam por fazer o pagamento da comissão pela venda de cada produto, também é possível registrar o percentual de comissão no cadastro do produto, dentro do Sistema Impacto.

 

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