Se você pensa em começar uma loja online, saiba que existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa expansão.
Afinal, o crescimento do E-commerce se tornou algo tão notável que a escolha mais inteligente para alavancar suas vendas nos dias de hoje, é expandir o seu negócio para a internet. Mas sabemos que para isso é preciso construir um ambiente online próprio para as vendas.
Pensando em te ajudar nessa construção da melhor forma, preparamos este artigo com as principais ferramentas para utilizar na construção de uma loja online. Portanto, continue a leitura!
Qual a importância das ferramentas para um E-commerce?
Ferramentas que te auxiliam no seu negócio, seja ele online ou físico, é propício para facilitar a gestão da sua empresa. Existem muitas tarefas que podemos automatizar e gerar um ótimo resultado, até melhor que feito manualmente, visto que corre menos riscos de cometer erros.
Essas ferramentas são um suporte para você efetuar mais vendas, analisar os seus resultados e planejar suas tarefas. A seguir, iremos falar sobre cinco ferramentas para você utilizar no cotidiano do seu E-commerce.
Plataforma de E-commerce
Se você acha que para criar um E-commerce você vai precisar aprender a programar, vou te dar uma boa notícia, você não precisa.
Hoje em dia existem algumas plataformas próprias de e-commerce com modelos e serviços já prontos e disponíveis para você utilizar. Para saber a melhor plataforma que se encaixa para o seu negócio, sugiro que você faça uma lista com tudo que você deseja dentro de uma plataforma e estipule um orçamento.
Após essa análise interna, faça uma análise de cada plataforma disponível no mercado. Se certifique que ela atende os seus critérios, por isso veja os seus serviços, funções e integrações.
Atendimento ao cliente
É preciso também definir quais serão os principais canais de atendimento. Por exemplo, você só atenderá pelo whatsapp? Por ligação também? Ou por e-mail?
Defina quais serão os principais meios de comunicação para serem usados. Eles devem permanecer em evidência dentro da sua plataforma.
Uma personalização que você pode fazer no seu e-commerce, é colocar um botão que leva direto para o seu atendimento. Pode ser um chat dentro da sua loja virtual, ou um botão de whatsapp que encaminhe o cliente a uma aba com a sua conversa.
Plataformas para se divulgar
Os clientes não chegam sozinhos, não é mesmo? Portanto você precisa se estabelecer nas principais plataformas de mídias digitais, afinal, é a melhor forma de fazer marketing nos dias de hoje.
Entretanto isso exige uma organização, você precisa primeiro descobrir qual é o seu público alvo para identificar a melhor plataforma para focar na divulgação do seu negócio. Seria atingir um público que está no instagram? Ou aparecer nas pesquisas do Google?
São perguntas que devem ser respondidas após uma análise do seu público alvo.
ERP
Também não podemos esquecer do gerenciamento interno da sua empresa. Afinal, como será a gestão do seu negócio? O seu financeiro consegue arcar com todas as tarefas sozinho? E como você vai gerenciar o seu estoque?
Se a sua gestão interna da empresa não estiver sob controle e funcionando com eficiência, você não conseguirá dar conta de manter um E-commerce. Por isso, é o momento de contar com o auxílio de um ERP, que seria um sistema de gestão empresarial que auxiliaria em todos os setores de uma empresa.
Já pensou ter mais facilidade para emitir uma nota fiscal? Ou reservar um item no estoque? Ou até mesmo automatizar para pagar as suas contas? Um ERP consegue fazer todas essas tarefas, e vários outros itens importantes dentro de uma empresa. Se você quiser conhecer um ERP que atenda todas as suas necessidades, saiba mais sobre o Sistema Impacto.
Google Analytics
A análise para saber se todas as ações que estão sendo realizadas estão funcionando é crucial neste momento. O Google Analytic é uma ferramenta do Google que é possível analisar o desempenho do seu site.
Através de uma análise completa do seu site, você consegue entender qual está sendo o desempenho dele, e onde você pode melhorar. Seja para vender mais, alcançar mais pessoas ou outros objetivos que você tenha.
Já sabe quais ferramentas usar para o seu E-commerce? Continue acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas toda segunda, quarta e sexta.